Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do Conselho Federal de Farmácia tem liderança reconhecida internacionalmente

Data: 11/09/2017

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP), que representa mais de 4 milhões de farmacêuticos no mundo, concedeu ao presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, o prêmio FIP Fellowship. A homenagem foi entregue na tarde de domingo, 10 de setembro, durante a cerimônia de abertura do 77º Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas, em Seul, Coreia do Sul. O prêmio FIP Fellowship reconhece membros individuais da Federação que, entre outros requisitos, têm forte liderança internacional e que contribuem para o avanço da prática da farmácia ou das ciências farmacêuticas.

Walter Jorge João é o primeiro brasileiro a receber a honraria. Para o presidente do CFF essa homenagem é uma conquista a ser dividida com os 200 mil farmacêuticos brasileiros. “Esse momento foi muito tocante porque me permitiu revisitar toda uma trajetória profissional, permeada por lutas e conquistas. O prêmio é fruto de estratégias bem definidas, de um trabalho coletivo, da integração entre as entidades e da união das lideranças da profissão. Reforça, ainda, o compromisso e a responsabilidade de continuar buscando o engajamento dos farmacêuticos pelos avanços da profissão”.

 

Presidente da FIP, Carmen Peña, entrega o prêmio FIP Fellowship ao presidente do CFF

Foto: João Yosikazu Maeda

 

CURRÍCULO – Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Walter da Silva Jorge João é mestre em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá (INCAP), Guatemala. Foi professor, por 23 anos, na universidade em que se graduou, onde ocupou também o cargo de chefe de Departamento e de Diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre outros cargos na área da pesquisa.

É membro titular da Academia Nacional de Farmácia e presidente da Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar). Presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará, e atualmente e presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF). No CFF, também foi membro das Comissões de Tomada de Contas e de Legislação e Regulamentação.

Liderou a aprovação de importantes resoluções para a classe farmacêutica, dentre elas, as que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica, a atuação do farmacêutico na floralterapia, na estética e na perfusão sanguínea.

Criou o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, e promoveu o maior movimento em defesa da categoria, mudando, assim, as faces do farmacêutico e da farmácia, no Brasil, com a aprovação da Lei 13.021/14. Finalmente, em 2016, conduziu a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, buscando alinhar a formação do profissional às exigências do século XXI.

 

 

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700