Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Circuito de Práticas Integrativas

Data: 05/09/2017

O I congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece de 15 a 18 de novembro em Foz do Iguaçu (PR), contará com um espaço interativo no primeiro dia do evento. Os grupos de trabalho sobre Homeopatia e sobre Acupuntura do CFF organizaram o Circuito Práticas Integrativas para demonstrar as práticas terapêuticas que o farmacêutico está habilitado a atuar.

A coordenadora do GT sobre Homeopatia, Karen Denez (SC), explica que cada participante poderá optar pela terapia que queira conhecer, sendo que algumas serão apresentados de forma interativa, como a Floralterapia e o Reiki, e outras de maneira demonstrativa, para passar uma noção geral do que é e como se dá cada prática terapêutica. “Cada uma dessas áreas de atuação será apresentada para grupos de até oito congressistas, com aproximadamente 1h programada para cada visita”.

O circuito ocupará uma sala específica e funcionará das 9h às 17h30, com demonstrações práticas sobre Acupuntura, Antroposofia, Auriculoterapia, Fitoterapia, Floralterapia, Homeopatia e Reiki.

Acupuntura - prática baseada na Medicina Tradicional Chinesa que reúne conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos e consiste, tradicionalmente, na estimulação de pontos de energia específicos no corpo mediante a inserção de agulhas.

Antroposofia - propõe um caminho de evolução cognitiva que une os aspectos materiais, anímicos e espirituais do ser humano, da natureza e do cosmo. Faz parte do conhecimento fundamental da Antroposofia o fato de o ser humano e a natureza terem passado por uma evolução comum, existindo uma reconhecível identidade de processos entre o homem e os reinos da natureza.

Floralterapia - prática integrativa e complementar que utiliza as essências florais administradas pelas vias oral, tópica ou em ambiente para equilibrar sintomas emocionais como ansiedade e depressão.

Homeopatia - prática Integrativa e Complementar que contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Reiki - técnica de imposição de mãos criada no Japão com objetivo de manter e recuperar a saúde através da harmonização e reposição energética.

Auriculoterapia - técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular.

Fitoterapia - estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. O estudo desses mecanismos e o isolamento do princípio ativo da planta é uma das principais prioridades da farmacologia.

Inscreva-se em www.congressobrasileiro.org.br

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700