Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Solenidade de abertura do Congresso Tocantinense lota auditório em Palmas

Data: 18/08/2017

Em um auditório lotado, foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, 17 de agosto, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Regional do Tocantins (OAB-TO), o III Congresso Tocantinense de Farmácia e I Congresso de Saúde, Estética e Nutrição. Após solenidade, em que foram entregues homenagens a várias autoridades presentes, o presidente de honra do congresso e presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, um dos homenageados, e o farmacêutico, professor e consultor Cassyano Correr, proferiram a conferência Consultório Farmacêutico: Realidade e Perspectivas.

Walter Jorge João fez uma abordagem inicial, sobre a viabilidade, a legitimidade e a legalidade do consultório farmacêutico e da prescrição farmacêutica, que, segundo destacou, têm sido alvos de grandes embates com entidades médicas. “Em nossa missão de resgatar o papel do farmacêutico no cuidado com a saúde das pessoas, enfrentamos inúmeros percalços, mas eles não nos desencorajaram. E todas as tentativas contrárias à Farmácia foram infrutíferas, porque trabalhamos de forma equilibrada e responsável. Hoje o consultório farmacêutico é uma realidade sem volta. Já são mais de 1,5 mil em funcionamento no país.”

Cassyano Correr fez uma palestra motivadora sobre a nova realidade da profissão farmacêutica e os serviços que as farmácias estão estruturando para atendimento à população. Nas grandes redes, ramo em que ele atua como consultor, os quase 2 mil farmacêuticos clínicos em atuação em cerca de 800 farmácias pelo país deverão realizar 1 milhão de atendimentos até o final de 2017. Em seguida, ele elencou os desafios para consolidação do modelo e advertiu que o conceito de farmácia previsto na Lei nº 13.021/14, e a prática clínica definida nas resoluções/CFF 585 e 586, ambas de 2013, são uma realidade, inexorável. “Queiram ou não! Então, junte-se a esse time que está fazendo a Farmácia Clínica acontecer no país.”

O conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Tocantins, Amilson Álvares, lembrou que o congresso tem se repetido a cada dez anos, exatamente, agradeceu os apoios recebidos e enalteceu o trabalho da equipe que trabalhou incansavelmente para a realização do evento. Marttha Franco Ramos destacou a satisfação em realizar, em sua gestão, o maior evento farmacêutico do estado. “Que não demore mais uma década para se repetir”, frisou. Em alusão ao tema proposto –“Longevidade ao Alcance de Todos” – apresentou dados sobre o envelhecimento populacional e salientou que os farmacêuticos têm um importante papel a prestar dentro dessa nova realidade de saúde.

As atividades do congresso começaram pela manhã, com palestra do presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Ademir Valério, que falou sobre "Bem estar Individualizado". A moderadora foi a farmacêutica Dayanne Cavalcante. Durante a tarde a programação continuou com uma série de palestras e uma mesa redonda sobre "Avanço da Farmácia Clínica no Brasil", com a assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade. O Congresso continua hoje e amanhã, até o meio dia.

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700