Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa do encerramento do II Seminário da Rede Farmácia de Minas

Data: 22/06/2010

O Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, citou Minas Gerais como um “exemplo” na adoção de políticas farmacêuticas públicas. A declaração foi prestada, durante pronunciamento que fez, durante o encerramento do “II Seminário da Rede Farmácia de Minas”, no dia 18 de junho de 2010, no Auditório do Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG). Além de Walter Jorge, estavam presentes o Superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Minas (SES), Augusto Guerra; o Diretor do Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, Elias Antônio Jorge;  o Presidente(licenciado) do CRF/MG; Benício Machado de Faria; e Aluísio Pimenta, renomados farmacêuticos brasileiro, Ex-reitor da UFMG (Universidade Federal de Minas), Ministro da Cultura no Governo Sarney e um dos primeiros diretores do CFF.

Representando o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, Walter Jorge lembrou da importância de Minas para a Farmácia, no Brasil. “Gostaria de lembrar que a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia tiveram o decisivo apoio de dois ilustres mineiros: o saudoso Juscelino Kubitschek (JK), que sancionou a Lei 3.820/60; e o ilustre farmacêutico, aqui, presente, Dr. Aloísio Pimenta, idealizador da Lei. É uma satisfação comemorar, neste ano, o Jubileu de Ouro do CFF, e poder contar com a sua presença”, disse. Walter Jorge João lembrou, ainda, que Aluísio Pimenta, além de se dedicar à Farmácia, também, foi Ministro da Cultura. “E mostrou ao Brasil que, no âmago de um farmacêutico, existe, latente, todo um cabedal de conhecimento e sabedoria”, acrescentou o Vice-presidente do CFF.

SEMINÁRIO – Representantes de cerca de 400 municípios mineiros participaram do II Seminário da Rede Farmácia de Minas. Segundo Augusto Guerra, Superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o objetivo do evento foi capacitar farmacêuticos que integram o Programa Farmácia de Minas e possibilitar a troca de experiências e o aprimoramento do cuidado farmacêutico.

Implantado, em municípios com população máxima de 30 mil habitantes, o programa Farmácia de Minas coloca a Rede como um novo modelo de assistência farmacêutica, no SUS, em que a Farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência na prestação de serviços farmacêuticos para a população. Em Minas Gerais, já foi implantada, em 67 municípios com população estimada em 10 mil habitantes, um investimento da ordem de R$ 7 milhões. O incentivo inclui recursos para a montagem das farmácias, adequação de área física e equipamentos e o custeio mensal de profissionais de saúde, farmacêuticos e atendentes de farmácia.

Para o Vice-presidente do CFF, o Programa Farmácia de Minas é um exemplo a ser seguido pelo resto do País. “Esta cerimônia é motivo de júbilo para nós, do Conselho Federal de Farmácia, que acompanhamos e apoiamos, incondicionalmente, este projeto, que tem por finalidade resgatar a cidadania e a humanização do atendimento farmacêutico. Gostaríamos de imaginar que todos os outros Estados da Federação se espelhassem neste projeto para levar aos seus pacientes, consumidores, cidadãos, um atendimento mais humanizado, mais digno, civilizado e ético. Parabéns ao Governo de Minas pela iniciativa e a vocês, farmacêuticos, todo o nosso reconhecimento e satisfação por esta caminhada”, completou.

PRÊMIO - No último dia do evento, 18.06, foi realizada a entrega I Prêmio Aluísio Pimenta de Assistência Farmacêutica do SUS/MG. A premiação, que visa a reconhecer a excelência do trabalho que os profissionais farmacêuticos têm prestado à sociedade, particularmente ao SUS, incentiva experiências que aprimorem o atendimento, adoção de boas práticas de assistência farmacêutica, a promoção do uso racional de medicamentos e a influência na formação acadêmica dos graduandos de farmácia, numa perspectiva de futura atuação no Sistema Público de Saúde.
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700