Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Sono do idoso na ENTREVISTA FARMACÊUTICA

Data: 21/07/2017

DRA. MARIANA GONZAGA é a convidada da “Entrevista Farmacêutica” da próxima quarta-feira (26.07.17), para falar sobre um problema recorrente e preocupante associado aos idosos: as alterações do sono, marcadas pela perda de sua qualidade, e o consequente uso de medicamentos. As alterações aparecem com o avançar da idade e atingem, em média, 50% dos idosos. O problema impacta diretamente em sua saúde e em seu cotidiano. O uso de medicamentos – os benzodiazepínicos - para dormir, pelo seu lado, pode estar associado a eventos adversos, a exemplo das dificuldades cognitivas. Como, em grande parte, os idosos são polimedicados, o risco de sofrer interações medicamentosas é grande. A questão do sono do idoso versus uso de medicamentos é um grande desafio para os farmacêuticos.

A convidada da “Entrevista Farmacêutica” é uma autoridade no assunto. DRA. MARIANA GONZAGA é farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem mestrado em Ciência da Saúde (sobre uso de medicamentos em geriatria) pela Universidade Federal de são João del-Rei (UFSJ), em Minas, e doutorado na mesma área pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). DRA. MARIANA é, ainda, especialista em Farmácia Hospitalar pela Associação Mineira de Farmacêuticos e pós-doutoranda em Atenção Farmacêutica pela UFMG. É professora de Farmacologia, Farmacoterapia e Farmácia Clínica do curso de Farmácia da UFMG e membro do conselho científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP).

Em tempo: DRA. MARIANA GONZAGA é neta e filha de duas lendas da música brasileira: Luiz Gonzaga (o Gonzagão) e Gonzaguinha.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Aloísio Brandão, Jornalista do Conselho Federal de Farmácia.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700