Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Unidos pelas Análises Clínicas

Data: 08/06/2010

Começou hoje (08.06.10), o “IV Fórum Ético Legal em Análises Clínicas”, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de sua Comissão de Análises Clínicas, e que conta com a participação de representantes da Confederação Nacional de Saúde(CNS), dos Conselhos Regionais de FArmácia (CRFs), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), Sindicatos de Laboratórios de Análises Clínicas, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina, entre outras entidades. O evento encerra-se, amanhã, e está sendo realizado no Auditório Sebastião Ferreira Marinho do CFF, localizado no Edifício Seguradoras, Setor Bancário Sul, em Brasília (DF).

Na abertura do evento, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, destacou a importância do Fórum para a atividade. “Esta é a quarta edição do evento. Todas as outras edições tiveram a sua importância, mas esta tem o objetivo muito forte de unir as entidades que representam os profissionais que atuam em análises clínicas. Essa união se faz com diálogo e troca de conhecimento. Bom evento a todos”, completou Souza Santos.

De acordo com a Presidente da Comissão de Análises Clínicas do CFF, Lenira Costa, o Fórum tem o objetivo de contribuir para a solução de questões inerentes aos laboratórios. “Sejam elas técnicas, legais, políticas ou econômicas. Iremos tratar de aspectos de sustentabilidade do setor”, explicou.

Para Lenira Costa, que também é Conselheira Federal de Farmácia pelo Rio Grande do Norte, o evento marca a união de profissionais que atuam em Análises Clínicas. “Daqui, certamente, obteremos resultados que serão fundamentais para a valorização dos laboratórios, pois farmacêuticos, médicos e biomédicos unidos são mais fortes. Além da troca de conhecimentos, iremos discutir tributos, procedimentos, referências de preços e exames, contratos e muito mais ”, afirmou a Presidente da Comissão de Análises Clínicas.

Para o Delegado da SBAC, Henrique Tommasi Neto, a atividade de análises clínicas está “no fundo do poço”. Ele explica: “Infelizmente, o mercado não leva em consideração que, na ponta da atividade, está a saúde do ser humano. Precisamos nos unir para resgatar a ética e conseguir remunerar melhor nossos profissionais. Este evento é o primeiro em que médicos patologistas, farmacêuticos e biomédicos estão unidos em favor da atividade”, afirmou Tommasi Neto.

O Presidente da SBPC, Carlos Alberto Ballarati, destacou que o futuro da atividade está diretamente ligado à união dos profissionais que atuam na área. “Este evento é o primeiro passo para organização de uma agenda de discussões, com o objetivo de valorizar as Análises Clínicas. O diálogo e a ação são essenciais”, completou o dirigente.

FORMAÇÃO – O Secretário da SBAC, Jerolino Lopes Aquino, que, no Fórum, representou o Presidente da instituição, Ulisses Tuma, acredita que, além da união dos profissionais, é preciso investir em qualificação. “Não basta estar unidos, mas também qualificados. É preciso investir na capacitação dos profissionais, em tecnologia e em espaço físico. Tudo isso representa qualidade para quem utiliza os serviços dos laboratórios”, finalizou.
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700