Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

"Entrevista Farmacêutica": cuidados farmacêuticos em pé diabético

Data: 19/06/2017

Doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue, o diabetes, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atinge 9 milhões de brasileiros, correspondendo a 6,2% da população adulta. O Ministério da Saúde oferece medicamentos de graça para tratar o diabetes.

Uma das complicações da doença é o que se denomina de “pé diabético”. Ele ocorre, quando uma área machucada ou infeccionada nos pés transforma-se em feridas. O problema pode resultar, muitas vezes, em amputações de dedos, pés e pernas. O pé diabético requer cuidados. Alguns deles são simples, como a observação cotidiana de feridas, bolhas, áreas avermelhadas e dormência nos pés. O uso de sapatos adequados é outro cuidado a ser tomado.

O pé diabético é o tema da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (21.06.17). Para falar sobre o assunto, convidamos a DRA. GYZELLE PEREIRA VILHENA DO NASCIMENTO. Farmacêutica clínica e industrial pela UnB (Universidade de Brasília), mestre em Ciências e Tecnologia da Saúde, DRA. GYZELLE NASCIMENTO é, ainda, especialista em Acupuntura, Terapia Floral e em Podologia. Está cursando o doutorado em Ciências e Tecnologias da Saúde, na UnB. Atua como professora de Farmacognosia, Fitoterapia, Farmacotécnica e Tecnologia de Medicamento dos cursos de Farmácia da Faciplac (Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central) e da Faculdade Anhanguera de Brasília.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700