Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Aprenda estratégias de comunicação farmacêutico-paciente no Congresso

Data: 19/06/2017

"Coaching na estratégia de comunicação farmacêutico-paciente" é uma das palestras que os participantes do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas poderão assistir, ministrada pela consultora, farmacêutica e professora Luciene Scherer.

Para ela, a disseminação da prática do cuidado farmacêutico em farmácias comunitárias aproximou farmacêutico e paciente, mas a comunicação entre os dois precisa seguir técnicas para ser efetiva, considerando que a compreensão correta das informações pode até salvar vidas.

Luciene Scherer, ressalta o que precisa ser observado para repensar as formas de comunicação no momento da orientação e assistência à saúde. “O primeiro passo para que a gente consiga se comunicar bem com os pacientes é se colocar no lugar dele, entender efetivamente que aquele paciente está indo procurar a farmácia comunitária porque ele tem um problema."

Para que o atendimento seja realizado da forma mais adequada, Luciene chama a atenção para outra dica fundamental: "é preciso escutar o paciente, olhar no olho, prestar atenção no que ele está falando. Não se poder fazer aquela escuta automática no momento em que a pessoa entrega a prescrição e a gente entrega o medicamento", afirma.

Ela lembra, ainda, que os farmacêuticos recebem, na farmácia, pessoas com dificuldades e limitações, muitas vezes, até físicas, como dificuldades de visão e de memorização. Luciene diz que existem técnicas que podem ser utilizadas para facilitar a compreensão da posologia e assegurar a adesão ao tratamento proposto. "Uma delas é elaboração de esquemas com desenhos e cores, ao invés de palavras. Por exemplo, do sol para indicar os medicamentos que o paciente irá tomar durante o dia e da lua, para aqueles que ele utilizará à noite."

Promovido pelo Conselho Federal de Farmácia, o evento deverá reunir 4 mil farmacêuticos, pesquisadores, representantes de entidades farmacêuticas e estudantes de Farmácia. Entre os temas em debate estarão a prescrição farmacêutica e as novidades da inovação tecnológica, além do novo modelo de prática no processo de atenção à saúde.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700