Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

SBFC realiza evento histórico no XI Congresso da Sbrafh

Data: 15/06/2017

Na manhã desta quinta-feira, dia 15 de junho, em Brasília, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh), deu início ao seu XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar. O evento, que tem o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e será aberto oficialmente em solenidade às 19 horas de hoje, continua até sábado, 17, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Um momento histórico marcou o primeiro dia de atividades: o II Seminário Brasileiro de Farmácia Clínica, promovido pela recém-criada Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC).
A programação do seminário começou com o painel A origem da Farmácia Clínica no Brasil: 38 anos de história. Os pioneiros da Farmácia Clínica no país, professores Tarcísio José Palhano, Lucia Noblat, Ivonete Araújo contaram a um auditório lotado como estruturaram o primeiro serviço nessa área do Brasil, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), hoje Hospital Universitário Onofre Lopes. Foram necessárias cadeiras extras para acomodar a todos os presentes.
O professor Tarcísio José Palhano, responsável pela implantação deste primeiro serviço, ressaltou a emoção de poder resgatar a história neste II Seminário Brasileiro de Farmácia Clínica. “Ainda mais, por ter visualizado no auditório alguns dos ex-alunos de tantos cursos que promovemos em Natal, bem como jovens que estão começando a trilhar os caminhos nessa área que aprendi a amar e que permeou toda a minha trajetória profissional.”
A mesa foi mediada pela professora Dayani Galato, da Universidade de Brasília. Ela lembrou que este segundo seminário retoma a sequência do primeiro, realizado no ano de 1981, em Natal (RN), e destacou a contemporaneidade das práticas e condutas no serviço pioneiro, apesar de transcorridos quase 40 anos. “Importante notar que, como as práticas lá do início, vistas aqui, continuam tão atuais”, salientou.
Em seguida, durante a roda de conversa “A farmácia clínica que queremos para o Brasil. O que nos falta construir?”, os participantes da mesa Wellington Barros (SE); Cassyano Correr (PR); Silvia Storpirtis (SP); Gabriel Freitas; Dayani Galato (DF) apresentaram um panorama da Farmácia Clínica na atualidade e as propostas de princípios essenciais da SBFC (missão, visão e valores). Os presentes puderam participar da definição dos rumos de atuação da nova sociedade e contribuíram na escolha da logomarca que identificará a entidade. A mesa foi moderada pelo professor Tarcisio Palhano, que é presidente da SBFC.
Entre as inúmeras pessoas citadas como grandes colaboradoras do movimento clínico atual – entre as quais, Angelita Melo, consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), e Francilene Silva – o professor Tarcisio Palhano destacou a presença da coordenadora do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (ProFar) do CFF, Josélia Frade, a quem concedeu a palavra. Josélia destacou o fato de o grupo responsável pela criação da SBFC ter se pautado pelo respeito à história desde o início da entidade. “Fico muito feliz por isso. Que esse seja um legado da nossa instituição”.
O II Seminário Brasileiro de Farmácia Clínica é o primeiro evento promovido pela SBFC desde a sua criação, em setembro de 2016, na cidade de Natal (RN). O presidente da entidade disse estar feliz pelos resultados. “Foi mais um momento de construção democrática, como tem sido desde o início”, afirmou Tarcísio José Palhano.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700