Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Empreendedorismo será tema do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêutica

Data: 07/06/2017

O mercado farmacêutico no Brasil está entre os cinco maiores do mundo. São quase 80 mil farmácias comunitárias: 15 mil delas de propriedade de farmacêuticos empreendedores. Para incentivar a ampliação deste mercado e esclarecer dúvidas dos que já fazem parte dele, o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas convidou o consultor do varejo farmacêutico Salomão Kahwage.

Segundo o especialista, que é mestrando em Gestão e Direção de Empresas, este segmento está em expansão, principalmente por meio de redes associativistas, sendo um dos segmentos menos atingidos pela recessão econômica. “No Brasil há um envelhecimento da população e houve uma melhoria na condição econômica também, então aumentou a demanda por medicamentos. Por isso, apesar de todos os problemas políticos e financeiros, o setor aponta um crescimento acima de dois dígitos”, afirma.

O minicurso abordará modelos de redes, franquias, associativismos e farmácias independentes. Salomão Kahwage esclarece que as redes de farmácias oferecem potencial econômico e aporte financeiro maiores, por isso, acabam sendo mais vantajosas para o empreendedor. "Associativistas têm como principal vantagem os preços acessíveis e o custo menor. As franquias têm de positivo o padrão e a competividade em relação ao preço, porém tem custo de royalties”, explica.

Salomão Kahwage é Farmacêutico-bioquímico, formado pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA), onde especializou-se em Atenção Farmacêutica e em Vigilância Sanitária. É mestrando em Gestão e Direção de Empresas. Dr. Kahwage é o presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) – Regional do Pará. Atua como consultor do varejo farmacêutico e como professor de Vigilância Sanitária, Ética e Legislação Farmacêutica, Estágio Supervisionado e de Gestão Farmacêutica na FIBRA (Faculdade Integrada Brasil Amazônia), em Belém (PA).

Promovido pelo Conselho Federal de Farmácia, o evento deve reunir farmacêuticos, pesquisadores, entidades farmacêuticas e estudantes para troca de experiências relacionadas à atuação clínica. Entre os temas em debate estarão a prescrição farmacêutica e as novidades da inovação tecnológica, além do novo modelo de prática no processo de atenção à saúde.

Confira a programação completa.

Faça já a sua inscrição.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700