Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA: vacinação, sim

Data: 02/06/2017

Sustentado, segundo especialistas, por razões filosóficas, por carência de informações (ou informações incorretas) e por interesse financeiro, o movimento que prega a não imunização de crianças cresce, no mundo inteiro. Para se ter uma ideia da expansão do movimento, basta lembrar que, neste ano, 1,6 mil pessoas contraíram sarampo, na Itália. Oitenta e oito por cento delas não tinham tomado nenhuma dose de vacina. Alemanha e Portugal, também, sofreram uma explosão da doença, que foi registrada, ainda, nos Estados Unidos, Japão e, no Brasil.

O presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Aroldo Prochman de Carvalho, em entrevista ao site da entidade, condena veementemente a não vacinação e denuncia que “os casos recentes de sarampo registrados, no Brasil, tiveram como fonte de contágio indivíduos procedentes de outros países, principalmente, da Europa”.

Para o farmacêutico DR. MARCELO POLACOW BISSON, não vacinar o filho é uma irresponsabilidade para com a saúde da criança e de toda a população, vez que a coloca sob o risco de contrair doenças que já estão erradicadas, como a varíola, o sarampo, a poliomielite e outras infectocontagiosas. “A não imunização de crianças pode resultar no surgimento de novas epidemias globais”, alertou o farmacêutico. Ele apela aos pais para que cumpram rigorosamente o calendário de vacinações dos seus filhos elaborado pelo Ministério da Saúde. As vacinas são uma vitória da ciência sobre as doenças e representam conquistas da medicina, por fazer desaparecer enfermidades de grande impacto sanitário.

DR. MARCELO POLACOW é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” da próxima quarta-feira (07.06.17) para falar sobre vacinação. Farmacêutico formado pela USP (Universidade de São Paulo), POLACOW tem mestrado e doutorado em Farmacologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É o diretor técnico-científico da Sbrafh (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar) e atua como farmacêutico no Hospital da Polícia Militar de São Paulo, onde preside a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. DR. MARCELO POLACOW é, ainda, conselheiro federal de Farmácia por São Paulo.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700