Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Capacitação é destaque na abertura de evento, em Porto Alegre (RS)

Data: 27/05/2010

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, destacou, nesta quarta-feira, 26 de maio, durante a abertura do “XX Congresso Pan-Americano de Farmácia” e do “XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana”, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre (RS), que o evento é uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos entre cientistas, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes. “Vivemos um momento de transformação da Farmácia. Ela está crescendo, se especializando e exigindo profissionais cada vez mais capacitados e mais conectados com as mudanças políticas e sociais”.

Souza Santos lembrou, ainda, que o evento não só contempla a categoria farmacêutica, mas também traz benefícios a toda sociedade. “A qualidade na formação do profissional pode ser verificada nos bons serviços que ele presta, ao chegar ao mercado de trabalho e como ele é reconhecido pela sociedade”, afirmou o Presidente do CFF.

Ao mencionar o crescimento da profissão, o Presidente do CFF destacou o trabalho do Presidente da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), Kamal Midha, indiano, a quem chamou de “My Big Brother”, e lembrou da participação dos farmacêuticos brasileiros na valorização da profissão. “Hoje mesmo, estivemos em Reunião Plenária, discutindo a prescrição farmacêutica e me enchi de orgulho, ao saber da grande participação de profissionais de todo o País e até de fora, durante o processo de Consulta Pública sobre o assunto. Acredito que este seja mais um passo na construção de uma Farmácia cada vez melhor”, disse.

O Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Juliano da Rocha, destacou, durante a cerimônia, que a organização do evento, coordenada pelo CRF-RS, mostra a qualidade do farmacêutico gaúcho e o quanto este profissional valoriza a capacitação. “Estou orgulhoso em poder mostrar para o mundo o nosso farmacêutico. Foi essa a nossa intenção, desde a candidatura de Porto Alegre, em 2008, para sediar os eventos da Fefas e Fepafar”, disse o dirigente.

MENSAGEM DA GOVERNADORA - Os presentes assistiram a um vídeo gravado pela Governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, no qual ela dá boas vindas aos farmacêuticos brasileiros e de outros países, e também destaca a importância da capacitação e demonstra entendimento quanto ao valor do farmacêutico. “É um orgulho para o Estado poder receber tão grandioso evento e as maiores autoridades da Farmácia mundial. Que ele seja proveitoso para o bem dos profissionais e para o bem de toda a sociedade”.

AUTORIDADES - Na mesa de abertura, estavam presentes os Presidentes do CFF, Jaldo de Souza Santos; do CRF-RS, Juliano da Rocha; da FIP (Federação Internacional de Farmacêuticos) , Kamal Midha; da Fepafar (Federação Pan-Americana de Farmácia), Jose Manoel Cardenas; da Fefas (Federação Farmacêutica Sula-Americana), Eduardo Sávio; e os pesquisadores Flávia Thiessem e Willian Peres, da Comissão Científica do evento.

A cerimônia contou, ainda, com a apresentação do Grupo Troll – Trupe Circense, e foi encerrada com o pronunciamento do Presidente da FIP, Kamal Midha. O dirigente destacou a importância social do farmacêutico e como a assistência farmacêutica pode transformar o conceito de Farmácia. “É através da assistência que a sociedade reconhecerá que o farmacêutico não é somente quem entrega o medicamento. Ele é aquele profissional preparado para orientar quanto ao uso correto. É, por meio desta compreensão, que a farmácia deixará de ser comércio e se transformará num estabelecimento totalmente dedicado à saúde”, concluiu.

CONGRESSO – Mais de 2.000 pessoas já participaram do “XX Congresso Pan-Americano de Farmácia”. Entre os temas em questão, ganhou evidência a formação social do farmacêutico como forma de privilegiar o atendimento ao público, sem se restringir somente à gestão do medicamento.

Segundo maior evento mundial do setor farmacêutico, o “XX Congresso Pan-Americano de Farmácia” é realizado paralelamente ao “XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana” e traz a Porto Alegre participantes das três Américas.

Durante os cinco dias de evento, estão programadas mais de 80 atividades científicas e 100 palestrantes. O tema central é Segurança do Paciente e abrange, entre outras áreas, Análises Clínicas, Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Farmácia Magistral. Paralelamente, há uma feira de negócios com 60 expositores das principais empresas da cadeia farmacêutica.

Mais informações: www.fepafarfefas2010.com


 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700