Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala de tuberculose

Data: 28/04/2017

Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose é um problema de saúde pública com profundas implicações sociais. Dez milhões de novos casos da doença são notificados, anualmente, no mundo, dos quais um milhão acabam em óbito. No Brasil, os registros apontam para aproximadamente 70 mil novos casos, com 4,5 mil mortes, a cada ano. Considerada uma doença negligenciada, a tuberculose apresenta características especiais, como a de poder ser causada não exclusivamente por uma, mas por qualquer das sete espécies de bactérias que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. caprae). Entretanto, do ponto de vista sanitário, a espécie mais importante é a M. tuberculosis. Esta particularidade tem repercussões no diagnóstico e no tratamento.

A tuberculose é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, ao vivo, na próxima quarta-feira (03.05.17), a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Convidamos o DR. FABIANO JOSÉ QUEIROZ COSTA para falar sobre a tuberculose. Ele é farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. DR. FABIANO JOSÉ tem mestrado em Patologia Molecular e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como microbiologista no Laboratório Central do Distrito Federal e no laboratório de microbiologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB), ligado à UnB, onde tem estudado a doença.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700