Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF realiza Plenária, em Porto Alegre

Data: 26/05/2010

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, nos dias 25 e 26 de maio, em Porto Alegre (RS), a sua Reunião Plenária nº 372. Diretores do CFF, Conselheiros Federais e convidados reuniram-se, no primeiro dia, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS), e, no segundo dia, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Ainda no dia 26, foi aberto o “XX Congresso Pan-Americano de Farmácia” e o “XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana”.

Na abertura da Plenária, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, ressaltou a maneira cortês como todos - diretores, conselheiros, convidados e funcionários do órgão - foram recebidos pelo CRF/RS. “A todos do Conselho Regional do Rio Grande do Sul, nossa gratidão pelo trabalho desempenhado na organização desta Plenária”, agradeceu Souza Santos.

As boas-vindas à Diretoria do CFF e aos Conselheiros Federais foram feitas pela Conselheira Federal pelo Rio Grande do Sul, Gilsiane Pioner Zunino. “É uma honra poder recebê-los para a realização da reunião plenária e para um dos maiores eventos sobre Farmácia já realizados, no País”, disse.

Da pauta de assuntos, constaram a discussão de propostas de resolução e o julgamento de processos administrativos ético-disciplinares e administrativos de responsabilidade técnica em grau de recurso.

O principal debate da Reunião foi em torno da Consulta Pública nº 1/10, que trata da proposta de Resolução que define, regulamenta e estabelece atribuições e competências do farmacêutico na indicação de medicamentos isentos de prescrição.

Da mesa de debates participaram, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos; o Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello; o Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Amilson Álvares; o Presidente da Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico (Abenfarbio), Carlos Cecy; o Presidente da Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar), Danilo Caser; a Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Maria do Carmo Garcez; e o Diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos.

Todas as entidades presentes foram ouvidas e a proposta de resolução será alterada e levada novamente a Plenário do CFF, durante a reunião de junho, que será realizada, em São Paulo, segundo adiantou o Presidente do órgão, Jaldo de Souza Santos.

CONGRESSOS – Até o dia 30 de maio, a cidade de Porto Alegre (RS) será a capital farmacêutica das Américas. A cidade é sede do “XX Congresso Pan-Americano de Farmácia” e do “XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana”. Farmacêuticos, pesquisadores e estudantes se encontram, na capital gaúcha, para o que é considerado um dos maiores eventos da Farmácia, nas Américas.

À frente dos eventos, estão as duas entidades máximas da profissão, no Continente, a Fepafar (Federação Pan-Americana de Farmácia) e a Fefas (Federação Farmacêutica Sula-Americana), mais o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul e o Conselho Federal de Farmácia.

Simpósios, seminários e palestras a cargo de alguns dos maiores nomes da Farmácia mundial irão movimentar os Congressos, que serão realizados, no Centro de Eventos, localizado na Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 41, na capital gaúcha. Estão programadas mais de 80 atividades científicas, com cerca de 90 diferentes palestrantes.

SEGURANÇA DO PACIENTE - O Presidente do CRF-RS, Juliano da Rocha, argumenta que o tema central dos eventos, “Segurança do paciente”, servirá para difundir a importância da atividade farmacêutica na preservação e prevenção da saúde do cidadão.

O dirigente destaca a importância do evento: "Teremos, em nossa capital, o segundo maior evento da profissão, a nível mundial, e isto valoriza e coloca definitivamente a profissão farmacêutica como peça fundamental nas profissões de saúde, em nosso Estado e no País”, diz.

Para o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Secretário-Geral da Fefas, Jaldo de Souza Santos, é de extrema importância trazer o evento para o Brasil. "Este Congresso reunirá as maiores autoridades da Farmácia de toda a América Latina. É uma oportunidade incomparável para a troca de experiências sobre as políticas farmacêuticas", disse.

Paralelamente, serão realizados o “Encontro dos Centros da Informação sobre Medicamentos”, o “Congresso Sul-Americano de Biofarmácia e Farmacocinética”, apresentação oral de trabalhos científicos e exposição de pôsters.
Mais informações pelo site www.fepafarfefas2010.com




Congresso do Conasems fará um panorama do SUS


Um diagnóstico do Sistema Único de Saúde (SUS) será feito no “XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde”, que teve início, no dia 25 e segue até o dia 28 de maio de 2010, em Gramado (RS). Promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com participação do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o evento reúne secretários municipais de Saúde, trabalhadores e usuários do sistema de saúde de mais de 1.500 Municípios de todo o País.

Com o tema “Construindo o SUS, no século XXI: Direito à saúde e meio ambiente”, o Congresso tem o objetivo de avaliar a saúde pública do Brasil, compartilhar experiências bem-sucedidas, nos Municípios, e projetar o futuro do SUS. Todas as deliberações serão reunidas na “Carta de Gramado”, documento que servirá como norte para os secretários de Saúde elaborarem estratégias de ação, em seus Municípios.

Mais de 2.300 pessoas participarão de mesas, oficinas, seminários, painéis e cursos. Entre os temas das mesas, por exemplo, está Dilemas da gestão contemporânea, que trata dos entraves para um serviço público de saúde mais eficaz e abrangente. A importância de equipes multidisciplinares (médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos) para fortalecer a atenção primária será abordada na mesa Desafios e avanços do Modelo de Atenção.

Também, serão apresentadas questões referentes ao financiamento da saúde, ao meio ambiente, à saúde da criança e da mulher e à gestão do SUS. Além disso, Municípios de mais de 20 Estados vão expor 152 experiências inovadoras na área de saúde, na feira “Aqui tem SUS”. São ações de promoção de hábitos de vida saudáveis, controle do uso abusivo de álcool, combate à dengue, entre outras.

CFF PRESENTE - O Conselho Federal de Farmácia montou o seu estande no “Congresso do Conasems”, destacando as campanhas sobre o uso racional de medicamentos e contra o tabaco. “Esta campanha contra o tabaco é um compromisso que o Conselho Federal de Farmácia fez com aFederação Internacional de Farmacêuticos (FIP), para envolver o farmacêutico na redução do consumo de cigarros, no Brasil”, disse o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700