Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Ibuprofeno pode prejudicar fetos do sexo masculino

Data: 14/03/2017

Um estudo coordenado pelo Instituto de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm, na sigla em francês) confirmou os malefícios provocados pelo ibuprofeno a fetos do sexo masculino. Os pesquisadores concluíram que esta molécula — presente em alguns anti-inflamatórios — pode provocar má formação dos sistemas genitais e reprodutivos do feto a partir do primeiro trimestre de gestação.

Além disso, o medicamento, que já era contraindicado às grávidas, pode prejudicar o coração e os rins do feto a partir do sexto mês de gravidez. A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira na revista “Scientific Reports”.

Durante realização dos experimentos com ratos e camundongos de laboratório, os cientistas descobriram que o uso de ibuprofeno durante os três primeiros meses de gravidez “suprimem a produção de diferentes hormônios testiculares, incluindo a testosterona, que controla as características sexuais primárias e secundárias e a descida testicular”.

COMBINAÇÃO DE RISCO

Diretor de pesquisa do Inserm e coordenador do estudo, Bernard Jégou recomendou cautela no uso da droga:

— Tudo indica que, se houver combinação de paracetamol e/ ou aspirina e/ou ibuprofeno durante determinados períodos de gravidez, existem riscos ligados ao desenvolvimento do sistema urogenital da criança — alertou, em entrevista ao jornal francês “Le Monde”.

O ibuprofeno é comumente prescrito como analgésico que pode aliviar dores de cabeça e febre ou dor nas articulações, nas costas e nos músculos.

Fonte: O Globo

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700