Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Porto Alegre, capital farmacêutica das Américas

Data: 21/05/2010

De 25 a 30 de maio de 2010, Porto Alegre (RS) será a capital farmacêutica das Américas. A cidade vai sediar o XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e o XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana. Farmacêuticos, pesquisadores e estudantes de Farmácia das três Américas e de todo o mundo vão se encontrar na capital gaúcha para o que será uma celebração farmacêutica internacional. À frente dos eventos, estão as duas entidades máximas da profissão, no Continente, a Fepafar (Federação Pan-Americana de Farmácia) e a Fefas (Federação Farmacêutica Sula-Americana), mais o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul e o Conselho Federal de Farmácia.

Simpósios, seminários e palestras a cargo de alguns dos maiores nomes da Farmácia mundial irão movimentar os Congressos, que serão realizados, no Centro de Eventos, localizado na Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 41, na capital gaúcha. Estão programadas mais de 80 atividades científicas, com cerca de 90 diferentes palestrantes.

Entre os destaques, o “Simpósio de Biofarmácia - contribuindo para o desenvolvimento tecnológico de medicamentos”, coordenado pelo farmacêutico Eduardo Savio, Presidente da Fefas; o seminário “Farmácias Comunitárias X Cadeias Farmacêuticas na Europa”, com Carlos Maurício Barbosa (Portugal); “A formação social do Farmacêutico, com Manuel Machuca (Espanha), Celso Spada (Brasil) e Flavia Thiesen (Brasil), todos farmacêuticos.

SEGURANÇA DO PACIENTE - O Presidente do CRF-RS, Juliano da Rocha, argumenta que o tema “Segurança do paciente” servirá para difundir a importância da atividade farmacêutica na preservação e prevenção da saúde do cidadão. O dirigente destaca a importância do evento: "Teremos, em nossa capital, o segundo maior evento da profissão, a nível mundial, e isto valoriza e coloca definitivamente a profissão farmacêutica como peça fundamental nas profissões de saúde, em nosso Estado e no País”, diz.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS - Para o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Secretário-Geral da Fefas, Jaldo de Souza Santos, é de extrema importância trazer o evento para o Brasil. "Este Congresso reunirá as maiores autoridades da Farmácia de toda a América Latina. É uma oportunidade incomparável para a troca de experiências sobre as políticas farmacêuticas", disse.

EVENTOS INTEGRADOS – Paralelamente, serão realizados o “Encontro dos Centros da Informação sobre Medicamentos”, o “Congresso Sul-Americano de Biofarmácia e Farmacocinética”, apresentação oral de trabalhos científicos e exposição de pôsters.

Mais informações pelo site www.fepafarfefas2010.com
 

 

PALAVRAS DO PRESIDENTE (Tempo de conhecimento)

Jaldo de Souza Santos,
Presidente do Conselho Federal de Farmácia.

Os olhares das autoridades brasileiras e das Américas, e também dos farmacêuticos, quaisquer que sejam as suas áreas de atuação, estarão voltados para Porto Alegre, de 25 a 30 de maio de 2010, para captar o manancial técnico-científico, crítico e reflexivo sobre a Farmácia – e, de resto, sobre a saúde – que, ali, brotará e que poderá servir-lhes de parâmetros para importantes tomadas de decisões na área da saúde e para a prática farmacêutica. O XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e o XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul-Americana vão marcar a história da Farmácia, no Brasil, como um tempo de realização de grandes eventos profissionais.

Os dois Congressos terão à frente as duas entidades maiores da Farmácia, nas Américas, que são a Fepafar (Federação Pan-Americana de Farmácia) e a Fefas (Federação Farmacêutica Sula-Americana). Junto a elas, o Conselho Federal de Farmácia e o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. E, no centro das quatro entidades, o desejo de oferecer aos farmacêuticos brasileiros uma oportunidade ímpar de dialogarem com os seus pares sul, centro e norte-americanos.

Os Congressos, na capital gaúcha, portanto, reforçarão o sentido de um novo tempo para a Farmácia, marcado pelo rompimento de fronteiras, nos Continente, independentemente do que se tem alcançado em harmonizações no Mercado Comum, o Mercosul.

Portanto, aproveitemos este momento de integração para pensarmos Farmácia e, neste pensar, vislumbrarmos formas de melhorar a qualidade de vida de nossas populações, por meio dos nossos imprescindíveis serviços e produtos. Assumamos os nossos espaços, desde o conhecimento até o fazer farmacêutico. Agora, em Porto Alegre, é tempo de conhecimento.

Muito obrigado.

 

Fonte: CFF
Autor: Aloísio Brandão e Veruska Narikawa, da Assessoria de Imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700