Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Abenfarbio realiza encontro de coordenadores

Data: 29/04/2010

Coordenadores de cursos, professores e estudantes de Farmácia de todo o País participaram da abertura do “VI Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia”, evento promovido pela Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico (Abenfarbio), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O evento, que se iniciou, nessa quarta (28) e se encerra amanhã (29), está sendo realizado, no Salão Vermelho do Hotel Nacional, em Brasília, e tem por tema “Educação Farmacêutica e o exercício profissional”

O Presidente da Abenfarbio, Carlos Cecy, lembrou, em discurso, de uma história que faz referência a várias profissões da saúde. “Vi médicos matando, nas câmaras de gás, e vi farmacêuticos aplicando injeções letais...”. Para ele, pode ser chocante, mas é preciso que os educadores façam uma reflexão: “Se querem formar profissionais que vão cuidar da saúde da população, pensem, além da capacitação técnica; pensem na humanização”, disse.

Carlos Cecy lembrou que uma das principais dificuldades da Comissão Organizadora do evento foi a escolha do tema Educação farmacêutica e o exercício profissional. “E quando o tema se refere a ‘exercício’, é muito mais do que a aplicação prática da profissão. É o compromisso com a sociedade e com a saúde da população”, disse.

HOMENAGENS – Na oportunidade, Carlos Cecy agradeceu o apoio do CFF, lembrou da história da instituição e entregou duas homenagens. “A Abenfarbio renasceu, graças à perseverança de dois homens que gostaria de homenagear, agora, com a entrega das placas: Dr. Jaldo de Souza Santos, pelo constante apoio, e Dr. Radif Domingues, por ser parte da história da educação farmacêutica, neste País”, completou.

Ao agradecer a homenagem, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, lembrou que a educação, no País, passa por transformações que se refletem nos serviços de saúde. “Qualquer trabalho tem a sua responsabilidade, mas o ato de ensinar, de formar novos profissionais, requer dedicação, capacitação e muito amor. Acreditar nisso me fez apoiar a Abenfarbio, sempre”, disse.

Souza Santos aproveitou o espaço e, como representante do CFF, entregou, em homenagem, duas placas: uma para a Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; e a outra, para Mário Portugal Pederneiras, membro do Conselho Nacional de Educação.

Ao agradecer a homenagem, Ana Estela Haddad lembrou que a Farmácia precisa de foco em qualidade, principalmente, na formação dedicada aos serviços públicos. “Hoje, o farmacêutico está integrado nas equipes multidisciplinares, e ciente do seu papel na Política Nacional de Saúde”, disse.

Mário Portugal Pederneiras, também, ao agradecer, lembrou que o mais importante para o crescimento do País é que as profissões se unam para bem atender e bem servir a sociedade. “As profissões ligadas à saúde precisam trabalhar conjuntamente. O serviço de saúde é multidisciplinar”, afirmou.

PALESTRAS – Paulo Wollinger, Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), ministrou a palestra Referenciais avaliativos dos cursos de graduação na área da saúde. Wollinger destacou que o Brasil, nas últimas décadas, obteve muitas conquistas em relação à educação, mas ainda há muito a ser conquistado. “Além de oferecer educação básica a todos, é preciso ampliar o acesso ao ensino superior. O País possui, hoje, 6 milhões de acadêmicos. Isso é muito mais que há dez anos, mas ainda é muito pouco para uma nação que tem a décima maior economia do mundo”, arrematou Paulo Wollinger.

O Vice-Presidente da Abenfarbio, Professor Geraldo Alécio de Oliveira, ministrou a palestra Implantando um currículo integrado baseado em competência. Para ele, os novos modelos de educação preveem uma formação dinâmica, de trabalho em equipe e em integração para, no caso do Brasil, atender à demanda social concentrada no Sistema Único de Saúde (SUS). E finalizou com um conselho aos docentes presentes: “Querem formar bons farmacêuticos? Então, os ensine com humanidade; humanize-os”.

Mais informações estão no site www.abenfarbio.org.br

 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700