Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Reunião plenária debate questões éticas

Data: 29/04/2010

Durante a Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizada, nos dias 27 e 28 de abril de 2010, Conselheiros Federais de todos os Estados reviram a reportagem exibida pelo “Fantástico”, da Rede Globo, no dia 18 de abril. A matéria jornalística flagrou situações em que farmacêuticos ou proprietários de farmácias pagavam comissões a médicos. Entrevistado pelo programa, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, afirma que o comportamento dos farmacêuticos fere a ética farmacêutica e um dos princípios que ele destaca como primordial da profissão: o de ser guardiães da vida.

De acordo com o inciso 24, do Artigo 13, da Resolução do CFF nº 417, que aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica XXIV – “é proibido exercer a Farmácia em interação com outras profissões, concedendo vantagem, ou não, aos demais profissionais habilitados para direcionamento de usuário, visando ao interesse econômico e ferindo o direito do usuário de livremente escolher o serviço e o profissional”.

Para o Conselheiro Federal pelo Estado do Ceará, Marco Aurélio Scrhamm, é preciso que o Código de Ética da Profissão Farmacêutica seja revisto. “Este Plenário tem o dever de punir, severamente, profissionais que não éticos e que mancham a profissão”. A proposta de revisão do Código de Ética foi aprovada e, em breve, as alterações devem ser colocadas em consulta pública pelo CFF.

REUNIÃO – Em razão de algumas alterações solicitadas por Conselheiros Federais, a Resolução nº 514, que dispõe sobre o título de farmacêutico-bioquímico, não foi votada na Reunião Plenária do mês de abril.

HOMENAGEM – O Vice-Presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, aproveitou a presença dos Conselheiros Federais para entregar ao Presidente da instituição, Jaldo de Souza Santos, uma placa em homenagem aos seus mais de 50 anos dedicados à Farmácia. A homenagem foi prestada pelo Presidente da Associação dos Farmacêuticos do Pará, Pedro Galotte, e pelo Presidente do Conselho Regional do Pará/Amapá, Daniel Jackson Costa. Na ocasião, o Presidente do CFF estava representado pelo Vice-Presidente, Walter da Silva Jorge João.


 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700