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Mercado Aberto: Em efeito tardio da crise, venda de itens de higiene perde fôlego nas farmácias

Data: 06/01/2017

A desaceleração da venda de produtos de higiene e beleza nas farmácias se agravou nos últimos meses de 2016. Até a primeira metade do ano, os itens impulsionavam o crescimento das empresas do setor. A partir de agosto, porém, o segmento passou a perder ritmo, segundo dados da Abrafarma, que reúne as grandes varejistas.

Entre janeiro e novembro, o comércio de não medicamentos cresceu 8,4%, na comparação com igual período de 2015 até o primeiro semestre, a alta era de 12%.

“No último trimestre, essa tendência ficou mais forte, especialmente no Nordeste”, diz Deusmar Queirós, fundador do Grupo Pague Menos.

O desaquecimento preocupa as companhias porque os preços de remédios são regulados pelo governo,e sua demanda é relativamente estável—portanto, são os demais produtos que têm o maior potencial de ampliar a receita.

O setor,um dos últimos do varejo a sentir a retração do consumo, ainda deverá fechar 2016 com alta de faturamento, mas em taxas menores que no passado. “É a menor expansão para as farmácias desde 2000”, afirma Paulo Paiva, diretor na América Latina da consultoria Close-up International.

Em 2016, o total de unidades vendidas, tanto em redes como em lojas independentes, subiu 4,5%, diz ele. Em 2015, a alta havia sido de 6,5%. Nas grandes varejistas, o crescimento em unidades, até novembro, foi de 1,7%.

Fonte: Folha de S.Paulo
Autor: Maria Cristina Frias

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