Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Brasil é destaque em conferência mundial de educação farmacêutica

Data: 15/12/2016

O trabalho desenvolvido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi muito elogiado na Conferência Global sobre Farmácia e Educação em Ciências Farmacêuticas, realizada em Nanjing, na China, no mês de novembro. A informação foi repassada ao Plenário nesta quarta-feira, 14 de dezembro, pelos professores Gerson Antônio Pianetti, conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Minas Gerais, e Zilamar Costa Fernandes, assessora da Presidência do CFF.

Os professores apresentaram um breve relatório sobre os resultados da conferência, da qual participaram em nome do conselho. Segundo Zilamar Costa Fernandes, o ensino farmacêutico no Brasil está acompanhando as tendências mundiais, ao buscar o alinhamento entre o ensino e a prática farmacêutica. “O CFF está de parabéns por suas ações no sentido de promover essa interação entre educação e força de trabalho”, comentou. O professor Gerson Pianetti falou sobre a visita que o grupo fez à China Pharmaceutical University, onde os alunos que desejam atuar na área clínica permanecem um ano a mais na graduação.

O conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Santa Catarina, Paulo Boff, relatou com entusiasmo os elogios ao Brasil recebidos por sua suplente, Silvana Nair Leite, que também esteve na conferência representando o CFF. “As manifestações foram principalmente sobre a iniciativa de construir coletivamente uma matriz de competências clínicas. Membros da FIP que tiveram acesso aos documentos elogiaram a abrangência da concepção de atuação clínica que ele expressa. Assim como acreditam q seja um excelente exemplo de aplicação do referencial da FIP para uma construção local, baseada nas necessidades do nosso sistema de saúde.”

O presidente do CFF, Walter Jorge João, disse que o reconhecimento é merecido e justo. “Não tenho dúvidas de que hoje, em relação às atribuições clínicas e à prescrição farmacêutica, o Brasil está à frente de seu tempo no cenário internacional.” Além dos três representantes brasileiros já citados, também viajou para a China o integrante da Comissão Assessora de Ensino (Caef)/CFF, José Ricardo dos Santos Vieira, responsável pela apresentação do tema “Panorama da educação farmacêutica no Brasil”, com destaque para o número de cursos e sua evolução histórica.


Guatemala – Durante a reunião plenária, o também assessor da Presidência do CFF, Tarcísio José Palhano, falou aos conselheiros federais de Farmácia sobre sua participação e do presidente da Comissão de Ensino (Comensino)/CFF, William Peres, na X Conferência Pan-Americana de Educação Farmacêutica, em Antígua, na Guatemala. Os dois professores abordaram o tema “A Farmácia Hospitalar e a Farmácia Oncológica no Brasil”, sob os pontos de vista da docência e da assistência à saúde. Ele comentou que, mais uma vez, o Brasil foi destaque entre os países participantes, em especial pela evolução que a profissão tem experimentado por aqui. Durante o evento, o professor Tarcísio foi homenageado com o Prêmio de Reconhecimento 2016 pela Associação dos Profissionais de Farmácia (APP), da Índia.

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700