Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF leva contribuições ao CONITEC 5 anos

Data: 06/12/2016

Com participação de membros da Comissão de Saúde Pública e do GT de Farmacêuticos no Sistema de justiça, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) deu sua contribuição ao CONITEC 5 anos, evento que aconteceu dias 5 e 6 de dezembro, no Hotel Nacional, em Brasília. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) é formada por uma equipe multiprofissional em saúde, com participação de farmacêuticos, e tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde (MS) na incorporação, exclusão e alteração de tecnologias em saúde pelo SUS.


Durante o encerramento, na manhã desta terça-feira (6/12), o ministro da saúde, Ricardo Barros, destacou o grave problema que o Brasil enfrenta com a judicialização em saúde. O ministro informou aos cerca de 400 participantes do evento que o ano de 2016 está se fechando com 7 bilhões de custo em judicializações nos estados, municípios e União. “Há uma previsão de aumento, para o ano que vem, de 10 bilhões. Então, a principal prioridade do Ministério da Saúde para o ano que vem é encontrar soluções para este problema”, afirmou Barros.


De acordo com Everton Borges, que compõe o GT de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do CFF, e participou do evento, hoje há mais de 800 mil processos judiciais na área da saúde que envolvem esse montante de dinheiro. “Informamos ao ministro tudo o que estamos fazendo no GT, como a construção do banco de dados de pareceristas com uma rede de farmacêuticos que atuam no sistema de justiça. Ele ficou interessado e quer receber mais detalhes”.


Lorena Baía, que integra a CONITEC como membro por indicação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde representa o CFF, coordenou a mesa "Monitoramento de tecnologias em saúde como ferramenta de gestão no SUS", que teve a participação de: Ávila Vidal (DGITS/ SCTIE/MS); Rosimary Almeida (CoPPE/ UFRJ); Viviane Pereira (DGITS/ SCTIE/MS) e do Farmacêutico Augusto Guerra (UFMG).


Lorena explicou que o evento foi importante porque mostrou os avanços e contribuições que a CONITEC trouxe à saúde pública brasileira, na questão do acesso às tecnologias de saúde. “Ao mesmo tempo, apresentou os desafios que teremos para os próximos anos, onde destaco: a atualização dos protocolos clínicos, o monitoramento de tecnologias novas e emergentes e também daquelas já incorporadas no SUS e a judicialização da saúde”.


A assessora técnica do CFF, Pamela Saavedra, também esteve presente ao evento. O encerramento contou com homenagens às pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da CONITEC nesses 5 anos. A diretora do departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do MS, especialista em saúde pública, Clarice Petramale, foi aplaudida de pé por todos os presentes.

 

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700