Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Interações entre plantas são tema da "Entrevista Farmacêutica"

Data: 22/11/2016

Plantas medicinais podem interagir entre si e, também, com medicamentos alopáticos. A interação indesejável pode causar graves problemas de saúde aos seus usuários. O alerta é do farmacêutico especialista na área, DR. JÚLIO PEIXE. “É fato corriqueiro pessoas irem às unidades de saúde, queixando-se de problemas. Depois de uma investigação minuciosa, o médico descobre que a sua origem é a interação entre o medicamento prescrito e os chás que estão usando por conta própria”, relata o farmacêutico. Ele é o convidado da ENTREVISTA FARMACÊUTICA desta quarta-feira (23.11.16) para falar sobre o assunto.

DR. JÚLIO PEIXE ressalta que as pessoas tomam chás, seguindo tradições familiares ou de pessoas de suas comunidades, mas desconhecem as possíveis interações indesejáveis que podem gerar entre si ou com medicamentos. Desconhecem, também, a forma correta de prepará-los (se com as raízes, cascas, folhas, flores) e usá-los (em que quantidade, em que período e por quanto tempo, ou se é de uso tópico ou via oral). Por isto, alerta JÚLIO PEIXE, é importante que os pacientes busquem a orientação do farmacêutico sobre o uso correto de plantas medicinais.

Farmacêutico industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), DR. JÚLIO PEIXE tem pós-graduação em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), pertencente à Secretaria de Saúde do Estado. É gerente e responsável técnico pela Unidade de Farmácia Viva de Maracanaú (CE). Atua como analista físico-químico do Laboratório de Saúde Pública (LACEN)/CE e integra o Comité de Fitoterapia do Estado. É, ainda, vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700