Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA: onda de novas drogas sintéticas ilícitas, no Brasil

Data: 16/11/2016

Até 100 vezes mais potentes e com efeitos muito mais duradouros – e, em muitos casos, devastadores (podem matar no primeiro uso) – que as originais, as drogas sintéticas formam a nova onda de substâncias de abuso e ilícitas que está invadindo o Brasil. Para se ter uma ideia do crescimento assustador desses alucinógenos, o convidado da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (16.11.16), DR. ERLANDSON UCHÔA LACERDA, informa que, a cada três dias, a Polícia descobre uma nova droga.

Os produtos sintéticos são produzidos em laboratórios e potencializam o efeito de drogas já conhecidas, segundo explica o DR. ERLANDSON UCHÔA. As drogas sintéticas estão divididas em três grupos: os canabinoides sintéticos (semelhante à molécula do tetrahidrocanabinol –THC, da maconha); as catinonas sintéticas, derivadas dos anfetamínicos, e as fenetilaminas, conhecidas como NBOMe e que possui características do ácido lisérgico (LSD). Especialistas, como UCHÔA, informam que grande parte dos usuários não têm informações sobre os efeitos dessas substâncias que são apresentadas, como disfarces, sob as formas de incensos, de sais de banho, entre outras.

DR. ERLANDSON UCHÔA é farmacêutico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especializou-se em Farmacologia do Sistema Nervoso Central pela Universidade Federal de Lavras (MG) e doutorando em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales da Argentina. Foi o coordenador da assistência farmacêutica do Município de Boa Vista (RR). É estudioso das drogas sintéticas. Atua como perito criminal da Polícia Civil de Roraima (RR) e como professor de Farmácia Hospitalar e Farmacologia das Faculdades Cathedral de Ensino Superior. É, ainda, presidente da comissão de Legislação e Regulamentação do CFF, membro da Comissão de Tomada de Contas do CFF e conselheiro federal de Farmácia pelo Estado de Roraima. Na “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira, DR. ERLANDSON trará abordagens científica, social, educativa e de saúde sobre o uso de drogas sintéticas.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700