Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Experiências internacionais em prescrição farmacêutica são apresentadas no Congresso de Gramado

Data: 10/11/2016

Na quarta-feira, 09 de novembro, o presidente do CRF-RS, Maurício Schüler Nin, coordenou a mesa-redonda internacional no XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, que ocorre em Gramado. Intitulada "Experiências internacionais em prescrição farmacêutica: autonomia, formação e certificação de farmacêuticos", a mesa contou com os farmacêuticos Marc Desgagné (Canadá) e Elisabeth Keys (Estados Unidos). E o relato de ambos os profissionais, que compartilharam vivências, oportunidades e desafios encontrados nesses países, reforçou o entendimento de que a ampliação das possibilidades de intervenção do farmacêutico tende a ser positiva para a categoria e também aos atendimentos em saúde.

Doutor em Farmácia e professor na Universidade Laval, Marc Desgagné atuou ativamente em Farmácia Hospitalar e Comunitária antes de entrar para o Ministério de Saúde do Canadá, onde trabalhou por seis anos. Em sua exposição, ele trouxe dados e informações relativas à prescrição farmacêutica canadense, ilustrando os valores que envolvem a atividade e ressaltando que o sistema de saúde do país atribui valor ao farmacêutico. Além disso, o professor mencionou que há uma colaboração existente entre as categorias farmacêutica e médica, e que a comunicação entre hospitais e farmácias comunitárias está cada vez mais em vigor. Segundo Desgagné, através dessa aproximação e do acesso ao histórico do paciente, é possível obter um perfil e qualificar o atendimento.

Diretora executiva da Associação Farmacêutica Americana (APhA), Elizabeth Keys é responsável por estabelecer parcerias e alianças com grupos de atenção à saúde, a fim de melhorar a prática profissional e desenvolver os projetos da APhA. Em sua fala, Elisabeth, que também cria estratégias para divulgar os trabalhos de educação e comunicação da Associação e desenvolve projetos específicos para promover a pauta de manejo de terapia medicamentosa, enfatizou a importância dos acadêmicos de farmácia se envolverem com o movimento clínico no Brasil, salientando que isso fez a diferença nos Estados Unidos.

Para a palestrante, há uma tendência de que os profissionais da saúde serão cada vez mais pagos por resultados, levando-se em conta diversos indicadores, o que intensifica a necessidade de constante capacitação dos farmacêuticos, tendo em vista as exigências atuais e futuras da profissão. Destacando a relevância do XII Congresso Mundial, Elisabeth elogiou o teor dos debates e a integração entre profissionais de diferentes realidades.

Fonte: Comunicação do CRF-RS
Autor: Julian Schumacker

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700