Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Intoxicação por medicamentos na "Entrevista Farmacêutica" desta quarta

Data: 07/11/2016

O crescente número de casos (inclusive com mortes) de intoxicação por medicamentos e outros problemas relacionados ao uso indevido desses produtos é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (09.11.16). Convidamos o farmacêutico DR. JÚLIO CÉSAR MENDES E SILVA para falar sobre essa preocupante questão. Ele informa que, entre os fatores que dão origem ao problema, está o forte estímulo à população para que consuma medicamentos, inclusive por conta própria. “Mas há como as pessoas precaverem-se contra esse estímulo”, adianta DR. JÚLIO MENDES.

Para Mendes, o fortalecimento do uso racional é um dos maiores desafios enfrentados pelos farmacêuticos, com vistas a conter o avanço da intoxicação, das reações adversas e outros problemas decorrentes do uso de medicamentos. “Os farmacêuticos têm um papel preponderante na redução do uso inadequado de medicamentos”, explica DR. JÚLIO MENDES. Na entrevista desta quarta, ele explicará sobre a expansão da farmácia clínica, no Brasil, e a formação universitária dos farmacêuticos, cada vez mais, focada nos cuidados clínicos prestados diretamente ao paciente.

DR. JÚLIO MENDES é farmacêutico pela UFRN, tem especialização em Farmácia Hospitalar e é mestrando em Ensino na Saúde. Atua como coordenador da farmácia universitária (era chamada de farmácia-escola) e como professor de Deontologia e Legislação Farmacêutica do curso de Farmácia da instituição de ensino em que se formou. Também, integra a Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF) do Conselho Federal de Farmácia e é conselheiro regional de Farmácia do Rio Grande do Norte.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700