Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Representantes do CFF e do DAF discutem sobre parceria pela Assistência Farmacêutica

Data: 25/10/2016

Representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), entre os quais o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, e o vice-presidente, Valmir de Santi, foram recebidos pelo diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos - DAF/MS, Renato Alves Teixeira Lima. A reunião ocorreu na manhã de hoje, terça-feira, dia 25 de outubro, na sede do órgão. Após agradecer pela audiência, o presidente do CFF colocou o conselho à disposição para colaborar no processo de construção e implementação de estratégias para Assistência Farmacêutica no país, como procurou fazer ao longo dos últimos anos.

O CFF já participou de vários grupos de trabalho do DAF, entre os quais, o GT sobre Farmácia Hospitalar e o Comitê sobre Uso Racional de Medicamentos, além de ser membro da Rede Brasileira de Centros de Informação sobre Medicamentos (Rebracim). O presidente do conselho destacou que a Assistência Farmacêutica é uma das pautas estratégicas do CFF, que é operacionalizada por meio de seu Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública.

Walter Jorge João entregou ao diretor algumas publicações do CFF, voltadas à atuação do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das publicações, a revista Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS, que terá sua quarta edição publicada no próximo mês, destaca experiências bem-sucedidas de farmacêuticos na rede pública de saúde. As outras duas publicações, o livro O Farmacêutico na Assistência Farmacêutica do SUS: Diretrizes para Ação e o manual Informações para elaboração de concurso público para admissão de farmacêuticos no SUS” visam subsidiar gestores e farmacêuticos que atuam na saúde pública.

O diretor do DAF demonstrou o seu interesse em estabelecer uma parceria que o ajude a implantar uma gestão eficiente e focada em resultados. Ele relatou as principais ações dos seus primeiros meses de gestão, entre as quais, os projetos em andamento, financiados com recursos oriundos do Qualifar-SUS. Renato Alves Teixeira Lima deixou claro que sua visão em relação à Assistência Farmacêutica vai muito além da aquisição e distribuição de medicamentos. “Essa visão é fruto de experiências positivas de trabalhos que contaram com a participação de farmacêuticos, durante minha trajetória profissional”, comentou.

Os representantes do CFF que também participaram da reunião, manifestaram suas visões sobre os avanços e desafios da assistência farmacêutica no país. Além do presidente e do vice-presidente do CFF, participaram da reunião os farmacêuticos Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento e Sílvio César Machado Santos, integrantes do GT de Saúde Pública, Tarcisio José Palhano e Josélia Frade, assessores da Presidência, e Jarbas Tomazoli Nunes, da Assessoria Técnica. Pelo DAF, estiveram presentes ao encontro Mirna Poliana F Oliveira, coordenadora-geral do Componente de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos, o farmacêutico Antônio Raimundo Leal Barbosa e o assessor Ricardo Correa de Barros.

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700