Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CRF-MA e CFF realizam encontro de farmacêuticos em Imperatriz

Data: 22/10/2016

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA), em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizou neste sábado, dia 22 de outubro, das 9 às 18h, a primeira edição do Encontro Profissional de Farmacêuticos do Maranhão. O encontro, que aconteceu em Imperatriz, abrangeu temas como oncologia, saúde estética e prescrição e atenção farmacêutica. O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, falou sobre as conquistas e perspectivas da profissão farmacêutica.

Walter Jorge João discorreu sobre as prioridades de suas gestões frente ao conselho desde que assumiu a presidência da entidade pela primeira vez, em 2012. Ele explicou que a sua Diretoria tem seguido um planejamento estratégico detalhado e rigoroso, que tem como objetivos o resgate da autoridade técnica e a empregabilidade do farmacêutico, além de sua valorização pela sociedade. Dessas estratégias fizeram e fazem parte, por exemplo, a aprovação da Lei nº 13.021/14 e a regulamentação, por meio de resoluções, da atuação farmacêutica. “Hoje estamos respaldados a atuar em áreas nunca imaginadas, como a floralterapia, a perfusão sanguínea, a saúde estética e, é claro, as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica”, frisou.

O presidente destacou que as reações contrárias ao crescimento da Farmácia no cenário da Saúde são muitas, mas reafirmou que o CFF está vigilante e empenhado em defender os interesses dos usuários de serviços de saúde e dos farmacêuticos. Ele conclamou os farmacêuticos presentes no encontro a conhecer as resoluções e se apropriarem de suas atribuições nas diferentes áreas, exercendo efetivamente o seu papel no cuidado com a saúde das pessoas.

A presidente do CRF-MA, Maria José Luna, agradeceu o presidente por ter se desdobrado para estar presente ao encontro – ele teve compromissos em Santa Catarina na sexta-feira e veio direto para o Maranhão. O conselheiro federal de Farmácia pelo estado, Fernando Bacelar, reiterou os agradecimentos. “Sabemos que o senhor está há dias fora de casa, e mesmo sendo final de semana, em que poderia estar com sua família, se empenhou por vir a Imperatriz trazer boas notícias sobre a nossa profissão aos colegas farmacêuticos da região. Muito obrigado!”

Também palestraram a especialista em Oncologia, Iara Maria Aydos, que ocupa o cargo de diretora de Assuntos Regionais da Sociedade Brasileira de Farmácia Oncológica (Sobrafo); Allan Izolani, membro do Grupo de Trabalho sobre Farmácia Estética do CFF; e Ana Cristina Lo Prete, doutora em Farmácia/Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700