Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Dengue, chikungunya e zika

CRF-PA: III Farmacêutico Pai D`Égua em Belém quebra recordes

Data: 30/09/2016

"Sempre costumei fazer o descarte jogando o que precisasse na lata do lixo. Inclusive os remédios. Só que aqui no Farmacêutico Pai D`Égua, aprendi como fazer o certo. Aprendi a ajudar o meio ambiente", afirmou Rita de Cássia, 44, que passava pelo Castanheira Shopping Center durante a realização da terceira edição em Belém da ação Farmacêutico Pai D`Égua.

Assim como ela, outras milhares de pessoas ainda são vítimas do desconhecimento a respeito do descarte correto de medicamentos em desuso e/ou fora da validade e, dessa forma, acabam causando impactos ambientais e danos à saúde pública por muitas vezes irreversíveis. Numa tentativa de atenuar e contornar tal questão, surgiu a ação Farmacêutico Pai D`Égua - que transformou o hall central do Castanheira Shopping Center, nos últimos dias 23 e 24 de setembro, em um centro de atendimento e conscientização.

Com três edições na capital paraense e duas em Santarém, o Farmacêutico Pai D`Égua dispõe-se a conscientizar a sociedade do uso racional de medicamentos e posterior descarte adequado; informar sobre a importância do farmacêutico nos diversos âmbitos sociais; prestar serviços básicos gratuitos - como medição de índice glicêmico, aferição de pressão arterial, testes rápidos de Hepatites B e C e sífilis; além da consulta e orientação farmacêutica - extremamente inseridas na nova realidade clínica do profissional farmacêutico. Apesar da proximidade do fim do ano, duas edições do Farmacêutico Pai D`Égua ainda serão realizadas em 2016: em Marabá e em Tucuruí.

E os números da terceira edição em Belém foram extremamente positivos: mais de 360 kg e medicamentos foram despejados no já tradicional Descartômetro - instrumento para coleta de medicamentos em desuso - e devidamente incinerados pela Vigilância Sanitária. Além disso, foram mais de 200 voluntários que, em 24 horas de evento, foram diligentes ao mudar a vida de mais de 150 mil transeuntes e levar até a população mais informações sobre o descarte de medicamentos e cuidado farmacêutico.

Além disso, em ação alusiva ao Dia Internacional do Farmacêutico - comemorado no dia 25 de Setembro de 2016 -, o Farmacêutico Pai D`Égua contou com inserção da campanha nacional "Farmacêuticos em Ação" do Conselho Federal de Farmácia. Durante os dois dias de evento, além dos serviços de orientação de praxe, os presentes foram orientados também a respeito dos cuidados para prevenção e tratamento das arboviroses - Dengue, Zika e Chikungunya.


Engajamento social é realidade na terceira edição do evento em Belém

Além de prestação de serviços, o Farmacêutico Pai D`Égua também é um momento de preparação para os futuros profissionais que lidam com as peculiaridades da realidade do contato com o paciente. Para o estudante da Fibra, Jaaziel Cardoso, que participou de todas as três edições realizadas em Belém, tal fator fica evidente. "A experiência de lidar com pacientes, com pessoas e entender a necessidade delas e entender que elas precisam de um auxílio é excelente. É bom esclarecer que às vezes elas só precisam de um direcionamento é importante", explica.

Assim como Jaaziel, futuro farmacêutico, diversos acadêmicos e profissionais puderam observar a evolução do evento de perto. "Hoje em dia as pessoas que chegam até nós já sabem quem é o farmacêutico e o que ele faz, as vezes sem nem precisar olhar o material informativo que entregamos", afirma.

A estudante do 5º semestre de Farmácia em uma IES na capital, Emanuelle Sena, participou como voluntária pela segunda vez na edição de 2016 e destacou o papel do farmacêutico na sociedade e o interesse da população em conhecer a fundo a profissão. "As pessoas perguntam bastante sobre o "ser" farmacêutico, dos motivos que levam o farmacêutico a não estar ainda mais atuante diante da importância deste no sistema de saúde. A importância do evento foi um consenso entre todos, afinal, para muitos a consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é extremamente difícil de conseguir", explicou. "Todos afirmaram que, com o farmacêutico atuando de uma forma mais ampla, o atendimento de qualidade seria ampliado e todos sairiam na vantagem", enfatizou.

Além de um teor técnico, a ação Farmacêutico Pai D`Égua possui forte teor social e objetiva, mais do que puramente ressaltar o papel técnico do profissional farmacêutico, oferecer melhorias à sociedade. "O contato que temos com as pessoas é tanto profissional, quanto emocional. Muitos pacientes relatam muitas coisas da própria vida e acabam encontrando no farmacêutico, um amigo", conclui.

Assista o vídeo da cobertura da TV Globo!

 

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700