Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Dengue, chikungunya e zika

Farmacêuticos e acadêmicos se mobilizam contra o Aedes aegypti em Rondônia

Data: 28/09/2016

Com a chegada das chuvas, aumenta a preocupação com a proliferação de doenças, como dengue, zika vírus e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti. Para dar mais visibilidade à profissão do farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) realizou no domingo (25), Dia Internacional do Farmacêutico, mobilização contra o mosquito no Porto Velho Shopping. A ação incluiu orientações à população sobre os riscos dessas doenças e a automedicação, além de testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

Pelo menos 250 visitantes do shopping, inclusive funcionários, conferiram a dosagem do açúcar no sangue, recebendo orientações em seguida de profissionais e acadêmicos de farmácia, em caso de alteração. A dosagem ideal é entre 80 a 100mg em jejum ou de 100 a 140mg pelo com pelo menos duas horas depois da refeição.

O público que visitou o Porto Velho Shopping aprovou a campanha Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti, uma iniciativa do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP), Fundação FIP e o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Pelo menos 250 testes foram feitos no local.

Para Maria de Lourdes, 85 anos, que estava acompanhada da filha, Maria Auxiliadora, 58, foi um momento que uniu uma tarde de lazer no shopping com a checagem da saúde para saber se estava tudo bem com o nível de açúcar e do sal no organismo. “Eu estava passando, vi o movimento e decidi parar para saber o que era. Muito boa esta ação, principalmente por ser gratuita”, disse Maria de Lourdes, que aproveitou para levar folhetos explicativos sobre os cuidados com o Aedes e a automedicação.

Ao explicar a ação, o presidente do CRF-RO, Adelmo Clementino, lembrou que o Conselho tem o papel de orientar e fiscalizar a prestação da assistência farmacêutica à população, e que a mobilização servia para mostrar a importância desse profissional, que pode atuar em 74 áreas diferentes, sempre voltadas ao bem-estar da comunidade. “Aproveito para parabenizar todos os farmacêuticos, e dizer que esta profissão tem que ser praticada com amor. Nossa missão é servir bem”, reforçou, aproveitando para agradecer a parceria com o shopping.

“São cuidados simples com a saúde, que muitas pessoas acabam negligenciando. E esta abordagem no shopping é importante porque a pessoa está passeando ou mesmo apressada fazendo compras, mas acaba sendo influenciada a fazer o teste e aferir a pressão, por não ter custo algum”, afirmou a advogada Mirian Beleza, que fez o teste juntamente com os filhos Murilo, 8; e Pedro, 12 anos.

“Como acadêmico, considero importante estar participando desta ação, pois como profissional seremos prestadores de assistência à saúde da comunidade”, pontuou César Batasini, aluno do 7º período da Fimca.
Outro que parabenizou os farmacêuticos, foi o secretário estadual de Saúde, Luís Eduardo Maiorquim, em visita ao espaço denominado ‘Consultório Farmacêutico’.

A conselheira federal, Lérida Vieira, disse ter ficado impressionada com a disposição e empolgação dos acadêmicos no atendimento ao público, assim como a coordenadora do curso de farmácia, Carina Godoy, que ainda falou da desenvoltura dos alunos através das Ligas Acadêmicas Farmacologia e Toxicologia e Atlética de Farmácia (Maníaca). A primeira é voltada à promoção de palestras e atividades relacionadas ao curso; e a segunda destina-se a momentos de interação, com eventos culturais e desportivos.

Fonte: ASCOM - CRF-RO

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700