Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Dengue, chikungunya e zika

Farmacêuticos em ação: CRF/AL atende 1.500 pessoas na orla da Pajuçara

Data: 28/09/2016

Neste domingo, 25 de setembro, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) esteve na orla da Pajuçara prestando atendimento a população maceioense. Cerca de 20 profissionais estiveram participando da ação que atendeu aproximadamente 1.500 pessoas, no horário de 8 às 12hs.

O presidente do CRF/AL, Alexandre Correia, disse que o evento foi um sucesso já que o objetivo era prestar esclarecimento a população sobre os sintomas da dengue, zika e chikunguya e isso foi alcançado. “Nós distribuímos mais de dois mil folders explicativos e mostramos que ao detectar alguns dos sintomas, se deve procurar o serviço médico e não se automedicar porque isso pode mascarar e trazer agravos a doença”, pontuou.

De acordo com ele, essas ações aproximam o profissional da comunidade e com isso a população começa a entender o papel do farmacêutico como um profissional da saúde. “Isso só fortalece o nosso papel e mostra que nós somos um profissional da saúde que compõem a equipe multidisciplinar e que a população tem em cada farmácia um profissional capacitado para fazer esse atendimento”, destacou.

Para o aposentado Expedito Ferreira o atendimento foi importante porque identificou que ele estava acometido de hipertensão. “Eu não sabia e a minha pressão está um pouco alta, foi por conta do atendimento que descobri e agora vou ter que cuidar da minha pressão. Eu pensei porque eu ando, danço estava sadio, mas ao contrário, agora estou sabendo que não sou aquele cara que eu pensei que era. Para mim foi 10”, revelou.

Expedito disse que foi muito bem orientado e percebeu que a partir de agora terá que cuidar mais da saúde. “Eu estava parado quando o assunto era a minha pressão e por sorte hoje encontrei vocês aqui e fui atendido. Ele (o farmacêutico) disse que eu tenho que cuidar da minha alimentação, e eu concordo com ele. Para mim foi ótimo, tudo muito organizado, vocês estão de parabéns”, falou o aposentado.

Rodeck Borges, que estava caminhando pela orla, decidiu para no estande e auferir sua pressão e fazer o teste de glicemia, e o resultado foi positivo com todas as taxas dentro da normalidade. “Foi muito bom, fazia cinco meses que eu não fazia esse exame e estou com tudo normal, eu adorei a iniciativa e é muito importante esse atendimento. Saio daqui satisfeito”, ressaltou.

A campanha Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti aconteceu no dia Internacional do Farmacêutico simultaneamente na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em uma iniciativa do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP) e Fundação FIP. No Brasil, a campanha foi desenvolvida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselhos regionais e as entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh).

Fonte: ASCOM- CRF/AL

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700