Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

HC de São Paulo faz 1º transplante de útero da América Latina

Data: 28/09/2016

São Paulo - O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realizou, na noite da terça-feira, dia 20, o primeiro transplante de útero da América Latina. Segundo a Secretaria da Saúde, foram realizados 5.065 transplantes de órgãos e tecidos no território paulista até o final de agosto.

A operação coincide com a campanha nacional de saúde "Setembro Verde", promovida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), e o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado ontem, que buscam conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A ação ilumina diversos monumentos e pontos turísticos no estado.

Segundo o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, "ainda há muito por se fazer e a conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos é primordial para reduzirmos o tempo de espera por uma nova chance de vida".

Detentor do maior número de hospitais em condições de realizar transplantes, o estado realiza 40,5% de procedimentos desse tipo no País. Entretanto, 17.472 pessoas estão na fila de espera por um órgão em São Paulo. Os casos com maior espera são os de transplante de rim e córnea.

Segundo informações do Portal da Saúde, o Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, onde cerca de 87% dos transplantes de órgãos são feitos com recursos públicos.

Desde 2001, a Polícia Militar do Estado de São Paulo realiza o transporte de órgãos para transplantes, mediante o acionamento da Central de Transplantes do Estado, com frota composta por três aviões e 27 helicópteros. Até a última semana, já haviam sido realizadas 453 operações desse gênero, 52 delas apenas no primeiro semestre de 2016, enquanto em 2015 foram 48.

Histórico

Segundo dados informados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, até o final do mês de agosto deste ano foram realizados 5.065 transplantes de órgãos e tecidos no estado, sendo eles 3.522 de córneas, 1.010 de rim, 337 de fígado, 86 de coração, 68 de pulmão e 42 de pâncreas.

Fonte: DCI

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700