Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Representante do CFF visita herbário da UFMA e conhece trabalho de expoente da Fitoterapia no país

Data: 26/09/2016

Na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, o conselheiro federal Fernando Bacellar Lobato e a presidente do CRF/MA, professora Maria José Luna acompanharam a assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, em visita ao herbário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para conhecer o trabalho realizado pela professora da instituição, Terezinha Rego. 

Doutora em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), uma das fundadoras da Academia Maranhense de Ciências, coordenadora do Polo de Biotecnologia do Maranhão – MAR-BIO, e especialista em Fitoterapia pela Universidade de Havana, Cuba, Terezinha Rego é uma das “pioneiras” na pesquisa de plantas com potencial terapêutico no país. Suas pesquisas com ervas medicinais são responsáveis, por exemplo, pela produção de três medicamentos que combatem a pneumonia asiática na China.

Após conversar com a professora Terezinha sobre sua trajetória profissional, o grupo foi conduzido pela farmacêutica Kalyne Bezerra ao horto medicinal, onde pode conhecer a infraestrutura do herbário, onde são preparados os medicamentos. Ao final da visita Josélia Frade, acompanhou algumas consultas realizadas pela professora Terezinha Rego. "Fiquei encantada em ter a oportunidade de conhecer um pouco da história de uma profissional que dedicou uma vida à Fitoterapia e a integrar os saberes popular e científico. O conhecimento acumulado neste herbário precisa ser documentado para que esta história não se perca e possa ser disseminada", advertiu.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, ressaltou a importância da professora Terezinha Rego e de seu trabalho para a profissão. "A professora é uma referência em sua área e tem o nosso respeito e reconhecimento".

O conselheiro federal pelo estado do Maranhão foi um dos responsáveis pela articulação dessa visita. Fernando Bacellar Lobato justificou que tem, por compromisso como conselheiro federal, divulgar experiências produzidas em seu Estado. “Uma prioridade do meu mandato como conselheiro federal é articular parcerias para fomentar a pesquisa local e fortalecer a Farmácia do Maranhão", salientou.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700