Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Dengue, chikungunya e zika

CRF-CE realiza campanha de combate ao Aedes aegypti

Data: 26/09/2016

Se considerado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o bairro Vila União, em Fortaleza, equipara-se ao Afeganistão, com a marca de 0,468 na taxa que vai de 0 a 1. O seu baixo desenvolvimento fez com que o bairro fosse escolhido a ser o primeiro a receber as ações de intensificação da campanha “Farmacêuticos em Ação – Todos contra o Aedes aegypti”. A iniciativa visa orientar a população sobre medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito e, também, informar a população que ela pode contar com orientação farmacêutica sobre as doenças nas farmácias. O serviço gratuito.

Realizada na terça (20/09), a intensificação também foi levada ao Shopping Benfica, no bairro homônimo, na quinta-feira (22/09). A atividade foi reforçada pela equipe de endemias da Prefeitura de Fortaleza que apresentou o ciclo de reprodução, evolução e dispersão do mosquito.

Residente há um ano na capital cearense, o estudante de radiologia, Adilson Rui Indequi, natural de Guiné-Bissau, reconheceu o papel fundamental do profissional farmacêutico no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, e chikungunya. “A população precisa ser alertada e a atuação do farmacêutico é essencial porque ele é um profissional de fácil acesso”.

A prestação de serviços gratuitos também incluiu a orientação quanto ao uso correto e seguro de medicamentos - sobretudo antibióticos e antimicrobianos -, informações acerca dos problemas causados pela automedicação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos masculino e feminino.

DESTAQUE NA MÍDIA - A campanha teve amplo destaque na mídia. Na terça (20/09), a TV Verdes Mares - da Rede Globo - cobriu o evento nos telejornais Bom Dia Ceará e CETV 1ª Edição. No mesmo dia, a ação também foi destaque no Jornal da TV Ceará, na TV Ceará, na Rádio Verdes Mares AM e na Rádio Universitária FM. Algumas entrevistas e matérias foram publicadas na edição online e impressa do jornal O Estado (19/09), no Programa Nacélio Limaverde, na FM Assembleia (19/09), no Blog do Eliomar (16/09), no portal Tribuna do Ceará (19/09), no programa do Evandro Mesquita, da Rádio Verdes Mares (17/09) e no site Ceará News (16/09).

Fonte: CRF-CE

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700