Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Dengue, chikungunya e zika

Farmacêuticos de todo o país saem às ruas para oferecer serviços e informação

Data: 26/09/2016

O país assistiu na última semana e principalmente no domingo, 25 de setembro, Dia Internacional do Farmacêutico, uma gigante e inequívoca demonstração de que esses profissionais têm uma enorme contribuição a prestar às pessoas, no cuidado com a sua saúde. Farmacêuticos de todo o país foram às ruas, shoppings, escolas e outros pontos de concentração pública ofertar serviços e informação. Estiveram presentes do local mais movimentado ao mais longínquo, como uma comunidade indígena do Amazonas. Antecipando a Semana do Farmacêutico – que termina sábado –, eles divulgaram a importância do cuidado farmacêutico e intensificaram a campanha Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti, desenvolvida em parceria (ver abaixo).

A abertura oficial da campanha ocorreu pela manhã, na Passarela do Caranguejo, em Aracaju (SE). Nos diferentes estados que aderiram à campanha, quem passou pelas tendas e estandes teve acesso a uma série de serviços. Pode aferir a pressão arterial, realizar teste de glicemia capilar, calcular o índice de massa corporal (IMC), descartar corretamente medicamentos vencidos ou que sobraram de tratamentos, além de passar, pela consulta farmacêutica. Nas consultas, essas pessoas foram orientadas quanto o uso correto, seguro e racional de medicamentos – sobretudo antibióticos e antimicrobianos – e receberam informações acerca dos problemas causados pelo autotratamento desassistido. 

Em relação à dengue, à chikungunya e à zika, o esforço foi para alertar sobre os riscos da proliferação do mosquito transmissor das três doenças e orientar sobre formas de prevenção. Em alguns estados houve distribuição de repelentes naturais. Também foram repassadas à população informações sobre a grande tragédia da epidemia de zika, a microcefalia, que pode afetar bebês de mães infectadas pelo vírus. Os farmacêuticos estiveram especialmente motivados, porque o trabalho que eles vêm realizando permanentemente desde março, quando a campanha foi lançada, inspirou uma ação internacional, coordenada pelo Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com o apoio da Federação Farmacêutica Internacional (FIP) e Fundação FIP.

Além do Brasil, estão envolvidos Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Panamá e Equador. A população compreende e enaltece a importância da iniciativa, conforme demonstra o depoimento do estudante de radiologia, Adilson Rui Indequi. Natural de Guiné-Bissau, residente há um ano em Fortaleza, ele recebeu orientações em atividade realizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE) e a equipe de endemias da Prefeitura da capital cearense no Shopping Benfica, na quinta-feira, 22. “A população precisa ser alertada e a atuação do farmacêutico é essencial, porque ele é um profissional de fácil acesso”, comentou. O CRF-CE esteve também no bairro Vila União, em Fortaleza, que, em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), equipara-se ao Afeganistão, com a marca de 0,468 na taxa que vai de 0 a 1.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, agradeceu aos farmacêuticos por terem atendido ao chamado da campanha. “Foi emocionante assistir os farmacêuticos de todo o País fazendo o que sabem fazer melhor, que é cuidar das pessoas. É dessa forma que nos tornamos cada vez mais necessários e valorizados. Muito obrigado!”

Walter Jorge João lembra que a ação de combate ao Aedes aegypti é permanente e que todos devem continuar fazendo a sua parte, da forma que for viável, para informar e prevenir contra a dengue, a chikungunya e a zika. Informações para suporte aos profissionais estão disponíveis no site www.cff.org.br/farmaceuticoemacao. Ele assinalou também que a campanha para a divulgação da importância do cuidado farmacêutico para a saúde das pessoas também continua pelos próximos três meses. O conteúdo será divulgado por meio das redes sociais e no site www.cuidadofarmaceutico.cff.org.br. “Conto com a participação de todos os colegas!”


Entidades - No Brasil, a campanha Farmacêuticos em Ação: Todos contra o Aedes aegypti é desenvolvida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselhos regionais e as entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar). A ação conta com parceria das universidades, das secretarias de saúde dos estados e municípios e outros órgãos públicos, além de organizações não governamentais.  


Para conferir como foi a mobilização em todo o país, acesse o álbum de fotos aqui.
Mais informações podem ser obtidas no site www.cff.org.br/farmaceuticoemacao

 LEIA MAIS:

CRF-PR - Campanha do Dia Internacional do Farmacêutico em todo o Paraná

CRF-SE - Abertura mobilizou cerca de 300 farmacêuticos e estudantes de Farmácia

CRF-BA e FCT realizam ação para grupo de idosos

CRF-CE realiza campanha de combate ao Aedes aegypti

CRF-MS - Ação mostra para a sociedade a importância do profissional farmacêutico

CRF-SP - Farmacêutico, participe da campanha e faça a diferença!

CRF-PA - III Farmacêutico Pai D`Égua em Belém quebra recordes

CRF-RN - Farmacêuticos potiguares realizam ação do dia 25 de setembro

 

VEJA O FILME COM AS IMAGENS DAS ATIVIDADES PELO PAÍS.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700