Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA: desequilíbrio ambiental X expansão das arboviroses

Data: 26/09/2016

O desequilíbrio ambiental é um dos responsáveis pela proliferação de insetos transmissores de arboviroses (doenças transmitidas por insetos hematófagos), na Amazônia. O problema é agravado pela resistência de alguns parasitas do sangue a medicamentos e pela baixa imunidade de povos de algumas comunidades, decorrente da perda da qualidade alimentar. As informações são do farmacêutico DR. MARCOS AURÉLIO FERREIRA DA SILVA.

Ele é o nosso convidado para falar sobre o assunto na “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (28.09.16), a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Segundo DR. MARCOS AURÉLIO, repelentes caseiros feitos com plantas são uma alternativa contra os insetos. Na entrevista desta quarta-feira, ele ensinará como produzir e usar corretamente os repelentes e falará sobre as espécies (suas composições químicas) com que são feitos os repelentes. Outro item que o farmacêutico tratará é sobre a questão da alimentação de povos de algumas comunidades. “Eles, ou estão tendo uma alimentação pobre, do ponto de vista nutricional, por uma questão cultural, ou adquiriram novos hábitos alimentares e incluíram em suas dietas comidas industrializadas, ricas em gordura, açúcar e sal e com baixa nutrição”, alerta DR. MARCOS AURÉLIO. De acordo com o farmacêutico, esses povos precisam ser educados para uma boa alimentação. “Eles têm tudo de que precisam na natureza em sua volta, mas não sabem disso”, acrescentou.

SOBRE O ENTREVISTADO - DR. MARCOS AURÉLIO FERREIRA DA SILVA é farmacêutico-bioquímico pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), campus de Presidente Prudente (SP). Especializou-se em Análises Clínicas, Saúde Pública, Administração Hospitalar e Gestão de Serviços de Saúde. De 1986 a 1988, foi secretário de Saúde do Município de Benjamin Constant (AM). Hoje, atua como analista clínico, no Hospital do Câncer de Manaus e, também, na Secretaria Municipal de Saúde da capital amazonense. Exerce, ainda, a atividade de professor de Farmacotécnica de Fármacos, Cosméticos e Fitoterápicos e de Práticas Farmacêuticas do curso de Farmácia da Universidade do Norte (Uninorte), em Manaus. DR. MARCOS é Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Amazonas e membro da Comissão de Tomada de Contas do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700