Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CRF-DF homenageia coordenadora do Profar/CFF

Data: 23/09/2016

A assessora da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e coordenadora do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar), Josélia Quintão Pena Frade foi homenageada na noite dessa sexta-feira,  dia 23 de setembro, com a Comenda do Mérito Farmacêutico,  pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF). Na solenidade também foram agraciados com a honraria  os farmacêuticos Dayani Galato, professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB) e consultora ad hoc do CFF, e Emerson Valadares,  assessor da Gerência de Apoio Diagnóstico da Secretária de Saude do Distrito Federal (SES-DF) para a coordenação dos núcleos de patologia clínica.
 
Indicada para receber a homenagem pela sua liderança no movimento clínico, que tem impulsionado uma enorme evolução  desse segmento farmacêutico no país, Josélia teve participação ativa na elaboração das duas resoluções que reaproximaram farmacêuticos de seus pacientes: a de nº 585/13, que dispõe sobre as atribuições clínicas do farmacêutico, e a de nº 586/13, sobre a prescrição farmacêutica. Como coordenadora do Profar, está à frente das ações  do CFF para apoiar os farmacêuticos que atuam ou desejam atuar na área clínica, entre as quais, o curso EaD “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados” e a elaboração da série de guias de prática clínica que será publicada com a chancela da  Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
 
Josélia Frade agradeceu a homenagem e lembrou que ninguém  constrói uma história sem exemplos para se inspirar. "Agradeço aos meus pais, aos meus filhos,  ao meu companheiro e a todos os grandes educadores, os mestres farmacêuticos que me guiaram pelo caminho que me trouxe até aqui",  discursou.
 
O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, foi representado na solenidade pelo conselheiro federal de Farmácia pelo Distrito Federal, Forland Oliveira Silva. Em seu discurso, a presidente do CRF- DF, Gilcilene El Chaer,        lembrou que a consolidação da Lei n 13.021/14, um dos pilares de sustentação da atuação clínica do farmacêutico, é uma prioridade para o CRF-DF. Ela também destacou os avanços da sua gestão,  prestes a completar 9 meses. "Até agosto realizamos 78 eventos voltados à qualificação profissional, inauguramos o nosso Portal da Transparência, reduzimos custos administrativos, melhoramos as condições de trabalho dos funcionários e estamos na iminência da realização de um concurso."
 
Currículo - Josélia Cintya Quintão Pena Frade, possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), aperfeiçoamento em Farmácia Clínica no XII Curso Latino-americano, pela Universidade do Chile (1999), especialização em Saúde Pública/Medicamentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), máster em Atenção Farmacêutica pela Universidade de Granada, Espanha (2003), mestrado em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou (2006), como farmacêutica clínica, iniciou o acompanhamento farmacoterapeutico de pacientes com doenças crônicas, em uma farmácia no interior de Minas Gerais, em 1997. Atualmente, é uma das líderes do movimento clínico nacional, assessora da Presidência do Conselho Federal de Farmácia, coordenadora do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar) e diretora de desenvolvimento profissional do Fórum Farmacêutico das Américas.

 

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700