Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF participa da apresentação dos primeiros dados do SNGPC

Data: 29/03/2010


O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, participará da apresentação do primeiro balanço do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), amanhã (30.03), às 9h, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pioneiro no mundo, o SNGPC, implantado nos anos de 2007 e 2008, permite monitorar as vendas de medicamentos controlados realizadas nas farmácias e drogarias brasileiras. O sistema aponta hábitos de consumo, abusos na prescrição e na dispensação (entrega ao consumo) e situações de risco para a saúde da população, fornecendo elementos para a fiscalização desses ambientes e para a proposição de políticas específicas.

A divulgação, relativa ao ano de 2009, será focada no consumo de três substâncias que vêm sendo discutidas em razão do uso abusivo ou de seus efeitos secundários: os anorexígenos (inibidores de apetite) sibutramina e anfepramona; e o estimulante do sistema nervoso central, cloridrato de metilfenidato, usado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A apresentação será seguida de coletiva de imprensa com o Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, e a coordenadora do SNGPC, Márcia Gonçalves de Oliveira. Participam, ainda, do evento, o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc), Bo Mathiasen; o Presidente do Conselho Federal de Medicina, Luiz Roberto D`Ávila; o representante da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) Vladimir Stempliuk;, e Elisaldo Carlini, Diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid), ligado à Unifesp.

Fonte: Anvisa
Autor: Anvisa / CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700