Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Participantes do Congresso da FIP conhecem o Profar

Data: 31/08/2016

Durante o 76° Congresso Mundial da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), organizações membros da federação selecionadas estão tendo a oportunidade de, em sessões especiais, divulgar suas experiências bem sucedidas para o desenvolvimento da profissão farmacêutica. O objetivo é disseminar boas práticas, para que essas possam ser reproduzidas nos demais países. Nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, a assessora da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Josélia Frade, apresentou o Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde, lançado pelo conselho no início deste ano.

A sessão teve como mediador Andy Gray, vice-presidente da FIP. Josélia Frade é coordenadora do Programa e representou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João na palestra. Ele assinalou a relevância do convite para que o Brasil compartilhasse a sua experiência positiva com os demais participantes do congresso. “Sentimo-nos orgulhosos pelo fato de a FIP acompanhar e valorizar as ações e projetos implantados pelo conselho para operacionalizar a pauta estratégica que trata da atuação clínica dos farmacêuticos no Brasil”, comentou.

Josélia Frade discorreu sobre os objetivos do programa, sua carteira de serviços e o curso de educação à distância (EaD). Oferecido gratuitamente por meio de uma plataforma digital, o curso fornece os fundamentos para que os farmacêuticos conheçam, compreendam e apliquem o processo de raciocínio clínico para a prescrição farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados.

A apresentação teve uma excelente repercussão e recebeu manifestações elogiosas de farmacêuticos da Nova Zelândia, Portugal, Austrália e outros países. Josélia Frade foi convidada pela Associação Americana de Farmácia Clínica (ACCP) a fazer um relato da experiência do Profar para a revista da entidade. Após a apresentação, a coordenadora do Programa se reuniu com a equipe da ACCP para discutir sobre uma parceria para as ações voltadas à farmácia clínica no Brasil.

Na mesma sessão em que Josélia Frade falou sobre o Profar, foram apresentados outros dois projetos: o vencedor do “Prêmio 2016 do Programa de Melhoria da Prática em Farmácia” (Presentation of the winning project of the 2016 Pharmacy Practice Improvement Programme Award) e “Uma solução comprovada de TI para pacientes e farmacêuticos: o registro farmacêutico francês” (A proven IT solution for patientspharmacists: the French pharmaceutical record), por Carine Wolf, do Conselho Nacional da Ordem dos Farmacêuticos da França (Conseil National de l’Ordre des Pharmaciens).

Para ver mais fotos, clique aqui.
 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700