Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF se reúne com a presidente da FIP

Data: 29/08/2016

Durante o 76º congresso da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), que acontece até o próximo dia 1º de setembro, em Buenos Aires, Argentina, o presidente do CFF se reuniu com a presidente da FIP, Carmen Peña, para discutir sobre os caminhos que a profissão farmacêutica brasileira vem trilhando e as futuras parcerias que ambas instituições podem firmar. Na oportunidade, estiveram presentes, pela Fundação de Educação (FIPed), o Prof. William Charman, e pela FIP, Giovanni Pauletti, secretário científico; Luc Besançon, CEO; e Gonçalo Pinto, gerente de Apoio ao Desenvolvimento da Profissão.

Foi discutida a importância que o Brasil tem no cenário mundial em relação à educação farmacêutica, principalmente pela quantidade de cursos de graduação existente no país - 25% do total do mundo. William Charman enfatizou seu apoio e credibilidade nas ações lideradas pelo presidente do CFF em favor do desenvolvimento da profissão. "Tenho real convicção de que o presidente não se restringe ao discurso, e que se pauta por valores sólidos, firmeza de propósitos e atitudes que ele transmite pelo olhar", comentou.

A participação de delegação brasileira na Conferência Global de Educação Farmacêutica na China, apoiada pelo CFF, foi aclamada pelos presentes, devido a importância do Brasil para o processo de mudança de uma educação global.

A presidente, Carmen Peña, reafirmou que "está entregue à causa brasileira" e agradeceu o suporte recebido do CFF. Disse que a FIP está consciente da importância do momento vivido pela Farmácia no país e que a federação acompanha com atenção a sistemática de trabalho do Brasil. “Reconhecemos que o CFF está fazendo um trabalho admirável na questão da farmácia clínica e tudo o que está sendo feito no Brasil deve ser mostrado globalmente”, afirmou.

Walter da Silva Jorge João fez um relato de todas as ações direcionadas ao movimento clínico no país. Ele discorreu sobre o processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, atualmente em curso, e sobre a ação coordenada pelo CFF na busca por uma nova formação para o farmacêutico, voltada à atuação clínica.

O presidente do CFF abordou também sobre o Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde – Profar, destinado à qualificação profissional de farmacêuticos para o manejo de problemas de saúde autolimitados. Ele anunciou que pretende atender aos inúmeros pedidos que recebeu, disponibilizando vagas do curso EAD ministrado pelo CFF por meio do Profar para farmacêuticos do Paraguai, Portugal e Argentina.

Também estiveram presentes à reunião, os presidentes dos CRFs de São Paulo e Distrito Federal, Pedro Eduardo Menegasso e Gilcilene El Chaer; as conselheiras federais de Farmácia pelos estados do Rio Grande do Norte e Piauí, Lenira da Silva Costa e Elena Lúcia Sales; e os assessores da Presidência do CFF, Tarcísio Palhano e Josélia Frade, que é também diretora do Fórum Farmacêutico das Américas.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700