Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa de Congresso da FIP, em Buenos Aires

Data: 29/08/2016

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, e o secretário-geral do conselho, José Gildo da Silva, estão em Buenos Aires, Argentina, participando do 76º Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas, realizado pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP). Farmacêuticos brasileiros ligados às entidades internacionais e alguns convidados também participam do evento, que teve início neste domingo, dia 28 de agosto, e termina na quinta-feira, dia 1º de setembro.

Na abertura do congresso, realizada durante a tarde de domingo, a presidente da FIP, Carmen Peña, declarou que o cuidado à saúde não pode mais estar separado dos problemas sociais. Para ela, os farmacêuticos e outros profissionais da saúde precisam estar mais preocupados com a continuidade, a integração e a coordenação de processos sociedade-saúde. “Este é um importante papel das farmácias comunitárias, que é frequentemente esquecido”, disse Carmen Peña.

De acordo com o presidente do CFF, a declaração da presidente da FIP alinha-se inteiramente ao que vem sendo realizado pelo Conselho no Brasil. “Estamos trabalhando para o resgate desse papel fundamental que os farmacêuticos têm no cuidado com a saúde das pessoas”, assinalou. Pela manhã, o presidente Walter da Silva Jorge João participou da Reunião do Conselho da FIP na condição de delegado do Brasil. Na oportunidade foram discutidos temas de interesse da profissão em âmbito global.

 

Fepafar - A agenda do presidente do CFF, no entanto, teve início antes da programação oficial da FIP. No dia 26 de agosto, foram realizadas as assembleias da Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar), instituição da qual Walter da Silva Jorge João também é presidente, e da Federação Sul Americana de Farmácia (Fefas).

 

Durante a reunião, os países membros das duas federações puderam compartilhar os problemas pelos quais a profissão farmacêutica vem passando nas diferentes regiões e discutir estratégias de ação em favor da valorização profissional nos países membros. Após a prestação de contas da Fepafar, o presidente da entidade, Walter Jorge João, apresentou proposta de fusão da federação com a Fefas, para fortalecimento da profissão nas Américas. A sugestão, de união de forças em uma única organização, foi amplamente acatada. Uma comissão foi constituída para trabalhar os próximos passos da nova federação.

Também durante as assembleias da Fepafar e da Fefas, foi realizada eleição para o período 2016-2018 da Fepafar, tendo sido a atual diretoria reconduzida para mais um mandato. Manteve-se na presidência Walter da Silva Jorge João e como diretores os farmacêuticos Josélia Frade, José Luis Miranda Maldonado e Gilcilene El Chaer. Estiveram presentes às assembleias, representantes ligados às duas federações nos seguintes países: Brasil, Paraguai, Colômbia, Argentina, Espanha, Bolívia, Uruguai e Peru.

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700