Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose

Data: 24/08/2016

Nos exames laboratoriais das dislipidemias - níveis de lipídios e lipoproteínas no sangue- são utilizados valores de referências para verificar possíveis efeitos indesejáveis. Esses parâmetros são determinados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que elabora, por meio de um comitê de especialistas, a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose.

A farmacêutica bioquímica Dra. Marileia Scartezini, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Paraná, participa da elaboração da Diretriz. Investigar as variações do perfil lipídico no sangue, ou no plasma sanguíneo, permite o controle das dislipidemias e a diminuição da formação da aterosclerose, evitando as doenças cardiovasculares”, explica Scartezini.

Ela alerta que o documento reúne os valores de referências do perfil lipídico para adultos, que devem constar dos laudos laboratoriais, em todo o território nacional, para que se obtenha uniformidade na divulgação dos resultados e no tratamento das dislipidemias.

Confira a íntegra da V Diretriz

 

 

 

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700