Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF participa de simpósio no Amazonas

Data: 20/08/2016

Rana Andressa Castelo Branco, 19 anos, está no terceiro período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Até esta sexta-feira, dia 19 de agosto, ela pensava em concluir a graduação e trabalhar na indústria. “Era esse o horizonte que eu enxergava para além do balcão da farmácia comunitária ou da farmácia com manipulação. Agora eu vejo uma nova perspectiva, de atuação clínica e uma maior aproximação dos pacientes. Estou entusiasmada!”

O que fez Rana Andressa rever sua opinião? Nesta sexta-feira, ela esteve entre cerca de 500 estudantes de 7 instituições de ensino farmacêutico de Manaus que prestigiaram a solenidade de abertura do I Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Amazonas. No evento, que continua hoje e está sendo realizado na Universidade Nilton Lins, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, falou sobre o futuro da Farmácia brasileira, seus avanços e desafios.

“A profissão farmacêutica vive, atualmente, o seu momento mais pujante, e o Conselho Federal de Farmácia se orgulha de estar à frente desse movimento”, disse Walter Jorge João. Ele destacou que nos últimos quatro anos o CFF promoveu uma enorme diversificação das áreas de atuação, com regulamentação de novas especialidades visando à empregabilidade do farmacêutico. Entre essas, o presidente destacou a farmácia clínica, impulsionada também pela publicação da Lei nº 13.021/14, que mudou o conceito de farmácia no Brasil. A lei tem o DNA do CFF, que esteve na vanguarda da luta pela sua aprovação.

O presidente do CFF citou que, estimuladas pelo movimento clínico e respaldadas pela nova lei, as redes de farmácia já montaram mais de 600 consultórios farmacêuticos. “Os consultórios devem chegar a mil até fevereiro”, comentou, alertando os estudantes para que se interem das resoluções do CFF sobre as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica e tantas outras, como as que regulamentam a atuação do farmacêutico na saúde estética e na floralterapia.

É o que Rana Andressa se sente estimulada a fazer porque saiu do simpósio com uma nova visão sobre a atuação farmacêutica, na qual o farmacêutico pode estar mais próximo do paciente. “Sentia falta disso, desse contato”, afirmou. A declaração da estudante mostra que o objetivo do simpósio está sendo atingido. “O propósito principal desse evento é levar capacitação aos nossos futuros colegas, demonstrando as novas frentes e a amplitude das perspectivas de atuação para o farmacêutico existentes hoje”, comenta a presidente do CRF-AM, Edinilza Guedes.

Durante a abertura do simpósio, ela entregou ao presidente do CFF uma homenagem pelos relevantes serviços prestados ao Amazonas. “Temos no Dr. Walter Jorge João sempre um grande aliado de nosso estado”, afirmou. Elogiado pelo presidente do CFF como um grande representante dos farmacêuticos amazonenses, o conselheiro federal de Farmácia e coordenador geral do simpósio, Marcos Aurélio Ferreira da Silva focou seu discurso nos agradecimentos à equipe responsável pela organização do simpósio e às instituições apoiadoras. Ele também destacou o processo de renovação da Farmácia brasileira. “Temos hoje uma profissão jovem, dinâmica, que enche de esperança os acadêmicos que aqui estão.”
 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700