Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

REUNIÃO GERAL (I) - Reunião Geral discute capacitação profissional, boas práticas e RDC

Data: 26/03/2010

A capacitação profissional, as boas práticas farmacêuticas e a atuação do farmacêutico, nas farmácias comunitárias, diante da RDC 44, e no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), programa do SUS (Sistema Único de Saúde) foram os temas mais debatidos por Diretores dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, Conselheiros e convidados, durante a 56ª Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia. A Reunião foi realizada pelo CFF, nos dias 23 e 24 de março de 2010, no auditório Conselheiro Sebastião Ferreira Marinho, no Edifício Seguradoras, Quadra 01, no Setor Bancário Sul, em Brasília (DF).

Na abertura do evento, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, destacou a importância dos Conselhos Regionais na comunicação direta com os farmacêuticos e lembrou que toda categoria profissional tende a se fortalecer, quando tem profissionais bem preparados, seja no aspecto técnico ou político. “Estamos crescendo e sendo vistos com bons olhos por cientistas e chefes de Estado, em todo o mundo, porque temos um papel fundamental na redução de custos com a saúde pública, em razão do nosso conhecimento em relação aos medicamentos e de nossa atuação humanística. As organizações internacionais esperam que o farmacêutico assuma a postura de agente das questões de saúde e, para isso, é preciso preparo”, disse o Presidente do Conselho Federal de Farmácia.

Na oportunidade, Souza Santos lembrou que a Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP) realizará, de 28 de agosto a 02 de setembro de 2010, em Lisboa, Portugal, a 70ª edição de seu congresso internacional. “Neste evento, será possível ter uma visão global da atividade, discutir vários assuntos pertinentes à profissão e trocar experiências com lideranças farmacêuticas e profissionais de outros países. Isso só tende a engrandecer a atividade farmacêutica”, destacou.

Já Diretora Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira, lembrou da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina que os Estados e Municípios sejam responsáveis pela disponibilização aos pacientes de medicamentos que não estão disponíveis no SUS. Para a dirigente, essa decisão muda o comportamento dos gestores em saúde. “A determinação do STF afeta diretamente a relação do farmacêutico com a população. É preciso, mais do que nunca, que o farmacêutico esteja preparado para atender às demandas da sociedade”, disse Lérida Vieira.

PALESTRA - Ainda no primeiro dia de Reunião Geral, o Diretor Substituto da Coordenação Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Rodrigo Thomaz Alaver, ministrou a palestra sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O Coordenador explicou que o Sistema está sendo aprimorado e que o monitoramento e fiscalização de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial será intensificado, em 2010. “Já temos resultados importantes que estão sendo tabulados e, ainda neste semestre, a Anvisa deve apresentar um conjunto de ações de combate ao uso indiscriminado desse tipo de medicamento que serão definidas, a partir dos dados obtidos pelo SGNPC”, adiantou Alaver.

Na Reunião, como acontece a cada ano, o CFF apresentou dados gerais da fiscalização profissional, em todo o País. A Presidente da Comissão de Fiscalização do CFF e Conselheira Federal pelo Estado do Maranhão, Mary Jane Limeira, apresentou os relatórios de fiscalização dos Estados, em 2009. “Tais dados servem de base para ações em favor do crescimento da profissão nos âmbitos regional e federal”, afirmou.


 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700