Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Academia Nacional de Farmácia celebra aniversário na Câmara Municipal de SP

Data: 15/08/2016

Profissionais da área farmacêutica e médica, autoridades e profissionais da saúde que atuam em diferentes setores onde se aplicam ciências farmacêuticas no Brasil se reuniram em sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, na noite de sexta-feira, 12 de agosto, para comemorar o aniversário de 79 anos da Academia Nacional de Farmácia (ANF), em uma iniciativa da vereadora Edir Sales.

Durante a solenidade, a ANF entregou a Medalha Jubileu a 25 personalidades de vida científica brasileira e internacional, em reconhecimento às suas contribuições às Ciências Farmacêuticas. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi representado pelo seu presidente, Walter da Silva Jorge João, e teve, entre os homenageados, sete conselheiros federais de Farmácia: Alex Sandro Rodrigues Baiense; Bráulio Cesar de Souza; José Ricardo Arnaut Amadio; Lenira da Silva Costa; Sueza Abadia de Souza Oliveira, Josué Shostack e Gerson Antonio Pianetti.

Walter da Silva Jorge João destacou a importância da ANF e disse que a noite era de gala para a profissão. O presidente do CFF destacou, também, o trabalho do presidente da entidade, Lauro Moretto. “É importante reconhecer o trabalho das pessoas que abrilhantam a profissão”, disse, estendendo os seus cumprimentos aos imortais da Academia e, em especial, aos conselheiros federais homenageados na solenidade.

Em sua saudação à vereadora Edir Sales, Walter Jorge João fez alusão ao projeto de lei apresentado pela parlamentar regulamentando a aplicação de vacinas em farmácias comunitárias do estado de São Paulo e pediu: “As farmácias são porta de entrada para os sistemas de saúde. É preciso que a senhora amplie a proposta para abarcar serviços e procedimentos farmacêuticos, alguns até previstos na lei 13021/14.”

O presidente do CFF lembrou que o conselho entregou recentemente, ao presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, uma proposta de atualização da RDC nº 44 para validar as farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde. “Não há dúvida que a profissão farmacêutica vive, hoje, um grande movimento e um grande momento. Em breve, estaremos formando os profissionais para atuar em Farmácia Clínica.”

Lauro Domingos Moretto destacou o simbolismo da data. “Congregamos cientistas que se dedicam à ciência farmacêutica no Brasil, são farmacêuticos, médicos, veterinários, cirurgiões dentistas e outros profissionais que atuam nesse campo. Nós temos programas educacionais para disseminar os assuntos relacionados à inovação, tanto sob forma de conferência, como simpósios e oficinas, esse é o nosso trabalho”, afirmou.

Confira a lista de homenageados:

Autoridades
- Edimilson Ramos Migowski de Carvalho - Presidente do Instituto Vital Brasil
- Edir Sales - Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo
- Celso Araújo Braga – Sinfar-RJ
- Cesar Eduardo Fernandes- Febrasg
- Jorge Froes De Aguiar - Abafarma
- Theo Van Der Loo - Presidente da Bayer

Diretores de Instituições de Ensino
- Anibal Gil Lopes - Diretor da Unicastelo
- Demerval de Carvalho - Unaerp
- Cleopatra da Silva Planeta (Unesp)
- Gerson Antônio Pianetti – Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado de Minas Gerais e professor da disciplina de Controle de Qualidade Biológico na UFMG
- Jorge Mancini Filho - FCF USP

-Josué Shostack - conselheiro federal de Farmácia pelo Estado do Rio Grande do Sul e professor da Faculdade de Farmácia da PUCRS/coordenador de curso do IAHCS - Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde/FASAUDE

Dirigentes de Entidades Associativas
- César Eduardo Fernandes - Médico Presidente Febrasg
- Juan Carlos Becerra Ligos - Sincofarma
- Alex Sandro Rodrigues Baiense - Conselheiro federal de Farmácia pelo Estado do Rio de Janeiro
- José Ricardo Arnaut Amadio- Conselheiro federal de Farmácia pelo Estado do Mato Grosso
- Braulio César de Souza - Conselheiro federal de Farmácia pelo Estado do Pernambuco
- Lenira da Silva Costa – Conselheira federal de Farmácia pelo Estado do Rio Grande do Norte

Pesquisadores:
- Margareth Marques
- Eduardo Abib Júnior - Presidente ACBIO
- Joi Luiz de Jesus - Coronel Farmacêutico do Exército
- Luis Antônio de Angelis Junior - Coronel Farmacêutico da Aeronáutica
- Solange Aparecida Nappo - Pesquisadora Científica do Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas)

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700