Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Artigo analisa correlação clínica entre um sistema de teste laboratorial remoto e a automação laboratorial para perfil lipídico

Data: 11/08/2016

Em artigo publicado em maio de 2015, no jornal internacional Clinical Chimica Acta, a farmacêutica-bioquímica Marileia Scartezini, doutora em Genética e pós-doutora em Hipersolesterolemia Familiar, mostra que o Point-of-Care Testing (POCT) ou Teste Laboratorial Remoto (TLR) para Colesterol e Triglicerídeos oferece resultados rápidos, confiáveis e de fácil operação, o que o torna altamente adequado para o rastreamento das dislipidemias na população.

De acordo com Marileia, o POCT já pode ser empregado em farmácias comunitárias, em alguns estados, por meio dos serviços prestados por farmacêuticos clínicos. “É um assunto que está em ascensão em nosso meio de atenção à saúde. Os testes já contam com uma Diretriz para serem utilizados no mercado nacional, conforme Resolução RDC nº 302, de 13 de outubro de 2005. Agora está aguardando a regulamentação da Anvisa que permitirá expandir o acesso ao POCT para todo país através das farmácias”, explica.

Leia o artigo na íntegra!

 

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700