Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa

Interpretação de exames laboratoriais é ferramenta indispensável no cuidado ao paciente

Data: 02/08/2016

A Lei nº 13021/2014 dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas e classifica as farmácias como estabelecimentos de saúde materializou a ideia dos consultórios farmacêuticos dentro dos estabelecimentos. Associada aos preceitos das Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 585 e 586/2013, que regulamentam a Prescrição Farmacêutica e as Atribuições Clínicas do Farmacêutico, também viabilizou que os profissionais passassem a oferecer mais serviços de cuidado aos pacientes.

"Farmacêutico pode solicitar, por exemplo, exames laboratoriais, assegurado pela Resolução nº 586, com a finalidade de realizar acompanhamento farmacoterapêutico. Dessa forma, ele vai verificar se o paciente está alcançando a estratégia terapêutica traçada pelo médico para o tratamento", esclarece o consultor ad hoc do CFF, Wellington Barros.

Como a regulamentação dessa prática ainda é muito recente no Brasil, poucos profissionais a aplicam nas farmácias comunitárias. E é para expandir esse campo de atuação que o XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa oferecerá um minicurso abordando o tema: Interpretação de exames laboratoriais no processo e cuidado do paciente. O assunto será abordado no dia 9 de novembro pelo membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), Jorge Luiz Joaquim Terrão.

O curso tem como foco capacitar os profissionais farmacêuticos a utilizarem as informações fornecidas pelos resultados dos exames laboratoriais complementares, associado-os entre si, bem como aos dados coletados na anamnese. "A mais de 10 anos já ministro este curso, mas com certeza a publicação desta resolução (nº 586) em muito contribui para o aumento da demanda pelo conhecimento, pois ela é um marco na orientação farmacêutica", explica Terrão.

O XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa é uma realização do CFF e da Associação de Farmacêuticos de Língua Portuguesa (AFPLP) e será de 8 a 10 de novembro na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. Faça sua inscrição no http://www.congressomundial.org.br/.

Quer aprender tudo sobre Interpretação de Exames Laboratoriais?

Venha aprender com os melhores!

O farmacêutico-bioquímico e palestrante Dr. Jorge Luiz Joaquim Terrão ministra cursos sobre o tema há mais de dez anos. Formado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (FAFABES), atua há 33 anos nas Análises Clínicas, sendo Especialista em Análises Clínicas pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Professor de Hematologia e Bioquímica clínicas da FAFABES/UFES e Multivix - graduação de Farmácia Delegado da SBAC no Espírito Santo. Membro do Grupo de Trabalho sobre Análises Clínicas (GTAC-CFF) e assessor científico do Tommasi Laboratório.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700