Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF faz palestra na Semana Acadêmica em Campo Mourão

Data: 13/05/2008

 

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, participou, ontem (12.05), da abertura da 2ª Semana Acadêmica da Faculdade Integrado de Campo Mourão, no Paraná, realizada no Lions Clube da cidade. Com a palestra sobre assistência farmacêutica, o Presidente do CFF fez um histórico das antigas boticas até o modelo atual, e destacou a importância de uma formação profissional de qualidade.
 
Em sua palestra, Souza Santos lembrou que o Brasil conta, hoje, com mais de 105 mil farmacêuticos que procuram ocupar espaços, no mercado. "Este mercado exige profissionais que tenham uma formação humanista e generalista, e com capacidade para atuar na saúde pública, em todos os níveis de atenção; que sejam preparados para o exercício das atividades referentes a fármacos e medicamentos, análises clínicas e toxicológicas e no controle, produção e análises de alimentos", disse. Ele destacou, ainda, as 65 especialidades farmacêuticas, lembrando as múltiplas possibilidades de atuação do profissional.
 
De acordo com o professor Sérgio Valentin, que ministra as disciplinas de Farmacotécnica e Cosmetologia, em Campo Mourão, a palestra do Presidente do CFF foi importante, pois traçou um histórico, desde as boticas até as farmácias comunitárias de hoje, e mostrou aos estudantes a evolução da profissão. "Ao lembrar das várias atividades que podem ser desenvolvidas pelo farmacêutico e sua importância para a saúde da população, o Presidente destacou que a atividade de estudante nunca termina e que o sucesso profissional está diretamente ligado à continuidade nos estudos", disse o professor.
 
O exame de proficiência foi um dos destaques da palestra de Dr. Jaldo de Souza Santos. "A avaliação profissional é sempre polêmica, mas, antes de se criar um exame que avalie o farmacêutico, é preciso avaliar a qualidade do ensino oferecido nos 320 cursos de Farmácia espalhados pelo País", afirmou o Presidente do CFF.
 
EVENTO - a 2ª Semana Acadêmica da Faculdade Integrado de Campo Mourão (PR) continuará, até o dia 14 de maio, e contará com a apresentação de palestras específicas nas área de Farmácia, genética molecular, sobre a atuação do farmacêutico junto ao paciente hipertenso e sobre o mercado de trabalho.
 
Já no Anfiteatro da Faculdade, serão realizados os minicursos "Conhecendo o medicamento na prática farmacêutica"; "Farmácia Clínica" e "Técnicas de utilização de injetáveis". Ao todo, serão mais de 36 palestras, 29 minicursos, cinco oficinas, seis mesas temáticas e apresentações de trabalhos em diferentes áreas do conhecimento, bem como atividades culturais.
 
A Faculdade Integrado está localizada, em Campo Mourão, com localização privilegiada no centro-oeste do Paraná. Fundada, em 1998, inicialmente, com os cursos de Administração, com habilitação Geral, Administração com habilitação em Comércio Exterior e Medicina Veterinária, a unidade, hoje, conta com os cursos de Administração, Agronomia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciências Biológicas; Direito; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Medicina Veterinária; Pedagogia e Relações Internacionais com ênfase em Agronegócios.
 
Mais informações, no site http://www.grupointegrado.br/portal/
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700