Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF lança primeiro fascículo da série de publicações do Profar

Data: 15/07/2016

A Diretoria do Conselho Federal de Farmácia, composta por Walter da Silva Jorge João, Valmir de Santi, José Gildo Silva e João Samuel Meira, entregou ao Plenário nesta sexta-feira, dia 15 de julho, o primeiro fascículo da série de publicações do Programa de Apoio ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde - Profar. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destacou que a publicação tem a chancela da Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e representa a materialização da iniciativa do conselho para promover a qualificação dos farmacêuticos de todo o país para o novo momento que está sendo vivenciado pela
profissão.

O lançamento do livro foi prestigiado pelo consultor nacional em Assistência Farmacêutica e Regulação Sanitária da OPAS/OMS, André Ulysses, que elogiou o protagonismo do CFF no resgate do papel do farmacêutico no sistema de saúde. “O trabalho que o conselho realiza é modelo, principalmente para os países da região das américas, que tem uma carência muito grande de iniciativas nesse sentido. A OPAS/OMS se sente muito à vontade em ser parceira desse projeto”, disse. André Ulysses pediu que as publicações sejam traduzidas para o espanhol e inglês para que possam ser compartilhadas com outros países.

O livro lançado traz o texto da Lei nº 13.021/14 e a íntegra das regulamentações das atribuições clínicas do farmacêutico e da prescrição farmacêutica, além de descrever o processo de desenvolvimento da sigla e da marca do Profar e incluir também os modelos de documentos utilizados na prática clínica (receita, prontuário e documento de encaminhamento). Apresenta ainda a descrição geral dos temas dos guias de prática clínica que serão produzidos pelo CFF e serão distribuídos aos participantes do curso de ensino a distância (EaD) Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados. O curso está sendo oferecido gratuitamente por meio de plataforma digital. As inscrições estão abertas aos farmacêuticos regulamente inscritos nos conselhos regionais de Farmácia. Para se inscrever, clique aqui. 

Para o registro oficial da entrega da publicação, o presidente do CFF convidou para representar o Plenário Marcelo Polacow Bisson e Lérida Maria dos Santos Vieira, conselheiros federais de Farmácia pelos estados de São Paulo e Rondônia. Walter da Silva Jorge João agradeceu todos os envolvidos na elaboração da publicação, entre os quais André Ulysses, Angelita Melo, Cassyano Correr, Clóvis Reis, Dayani Galato, Felipe Carvalho, Josélia Frade, Mateus Alves, Rinaldo Ferreira, Wellington Barros e Tarcísio Palhano. O vice-presidente, Valmir de Santi, não esteve presente ao lançamento porque precisou se ausentar da plenária para cumprir compromissos em Minas Gerais.
 

Para ler a publicação, clique aqui.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700