Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Pesquisa e Desenvolvimento de novos medicamentos no Brasil

Data: 01/07/2016

Lançado em maio de 2016, em inglês, pela editora Lambert Academic Publishing, o livro "ResearchDevelopment of new drugs in Brazil: The challenge of innovation, globalizationtechnological dependence", descreve o diagnóstico brasileiro de pesquisas referentes aos testes com novos fármacos em humanos, referente ao período de 2007 a 2012. A publicação demostra como a capacidade incipiente do Brasil para inovar na produção de novas drogas tem refletido em déficit na balança comercial, já que o país importa produtos farmacêuticos e medicamentos, para atender as necessidades da população.

Para os autores, entre outros fatores, a dependência tecnológica de um país está relacionada à sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. De acordo com o Banco Mundial, investimentos em ciência e tecnologia estão diretamente relacionados com o desenvolvimento social e económico de um país, além de sua dependência de tecnologia estrangeira. Estudos sobre inovações radicais (novas moléculas e novas associações) e incremental (inclusão de nova indicação terapêutica) são a cooperação estrangeira, o que demonstra a capacidade de inovação das empresas estrangeiras.

A globalização da pesquisa clínica é um fenômeno relativamente recente, em que muitos destes estudos estão ocorrendo em uma escala global. Com este processo, torna-se necessário reforçar as diretrizes legais e éticas para garantir a integridade dos participantes da pesquisa. Por outro lado, este processo pode ser vantajosa, porque, por exemplo, que dá acesso aos tratamentos inovadores para os participantes.

Os autores, Maria Rita Carvalho Garbi Novaes é farmacêutica hospitalar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS); Ricardo Eccard da Silva é biomédico e doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em regulação e vigilância sanitária na Anvisa; Angélica Amorim Amato é endocrinologista e docente na mesma área na UnB e atua também na orientação de mestrado e doutorado na Pós-graduação em Ciências da Saúde.

O livro está disponível em: https://www.morebooks.de/store/pt/book/research-and-development-of-new-drugs-in-brazil/isbn/978-3-659-88027-8

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700