Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa

Intradermoterapia será tema de minicurso no Congresso de Gramado

Data: 29/06/2016

A intradermoterapia é uma técnica que consiste em aplicar medicamento no local onde ocorre uma disfunção estética. São consideradas disfunções estéticas, celulites, estrias, flacidez, rugas, gorduras localizadas e alopecia, entre outras. Utilizada por homens e mulheres, a intradermoterapia utiliza micro injeções que perfuram a pele em pequena profundidade para levar a solução ao ponto certo a ser tratado.

Desde 2015, os farmacêuticos estão autorizados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da Resolução CFF nº CFF 616 a praticarem a intradermoterapia. A resolução dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na saúde estética. Por atuarem na pesquisa de princípios ativos e no desenvolvimento das substâncias fabricadas pela indústria farmacêutica para utilização nessa técnica, esses profissionais conhecem a fundo não só a ação das substâncias, como reações adversas.

O farmacêutico-bioquímico, Alan Fernandes Izolani, que é pós-graduado em Cosmetologia Clínica e especialista em Saúde Estética, possui uma clínica de estética no Rio de janeiro e utiliza a intradermoterapia para tratar seus clientes. Dentro da programação do Congresso Mundial de Gramado (RS), Alan e Nássara Mesquita, que também realiza o procedimento em clínicas estéticas no estado de Goiás, ministrarão o minicurso no dia 9 de novembro, das 8h às 12h, dentro do Primeiro Congresso de Farmácia Estética.

Para Alan, o profissional farmacêutico ainda agrega um grande diferencial ao tratamento, por ser treinado desde a graduação, para ser zeloso e cuidadoso em seus procedimentos, o que garante um padrão de qualidade no atendimento. “Quem deseja atuar na área vai encontrar um mercado em franco crescimento, mesmo em momentos de recessão financeira. Trata-se de uma ótima oportunidade de atuação clínica do farmacêutico”, garante.

O programa do minicurso englobará a legislação referente ao tema; a descrição das disfunções estéticas (adiposidade, estrias e flacidez); técnicas de aplicação de injetáveis; farmacologia dos principais ativos utilizados e recomendações pré e pós-procedimento. Os ministrantes farão demonstrações práticas.Para atuar na área de saúde estética, é necessário ter pós-graduação em Saúde Estética ou dois anos de atuação comprovada na área.

 

Para ler a Resolução CFF nº CFF 616/15, clique aqui.

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700